Grandes Eventos

Traços Curitibanos

Evento do calendário oficial da cidade de Curitiba, a cada dois anos o panorama da produção local da ilustração, quadrinhos, caricatura e animação contando em cada edição com 10 exposições cada uma com a participação de 30 desenhistas locais, coletivos ou estúdios atuantes no mercado. O evento que já ocupou o Muma e atualmente acontece na Gibiteca museu da Gravura e da Gibiteca também conta com uma mostra de animações locais no Cine Passeio. Após ocupar o Solar do Barão as exposição circulam pelas 10 regionais da cidade visando a descentralização do acesso cultural. A mostra também conta com exposições de resgate histórico, homenagens a grandes artistas e publicações, debates, palestras, oficinas, feiras, mediações, rodadas de negócios e publicações. Salvo a primeira edição todas as demais concorreram ao Troféu HQMIX como melhor exposição brasileira do ano. A mostra desde 2015 é organizada pela Gibiteca de Curitiba em conjunto com o setorial de ilustração de Curitiba.

Bienal de Curitiba

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba –  vem se consagrando como um dos maiores eventos de arte da América Latina, exibindo a cada edição obras de artistas de países dos cinco continentes.  Organizada pelo Instituto Paranaense de Arte, conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que disponibiliza seus espaços para o evento.

A programação inclui, além das exposições nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostras de filmes, performances, interferências urbanas e residência artística, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba. Algumas atividades também são levadas para outras cidades brasileiras. A Bienal desenvolve importante projeto educativo, que abrange desde medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, visitas monitoradas nos espaços expositivos até publicações voltadas a professores e monitores.

Acesse www.bienaldecuritiba.com.br.

Bienal de Quadrinhos de Curitiba

A Bienal de Quadrinhos de Curitiba - antiga Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos - é um evento internacional de histórias em quadrinhos, que ocupa diversos espaços da cidade de Curitiba com atividades gratuitas: minicursos, oficinas, palestras, debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições com a presença de artistas gráficos e quadrinistas do Brasil e outros países.

O evento prestigia os artistas locais e a força da sua produção no cenário nacional ao mesmo tempo em que apresenta quadrinistas do mundo todo, promovendo o intercâmbio profissional e intelectual.

Ao reunir artistas de escolas, estilos e idiomas tão diferentes, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba movimenta a área com discussões, ajuda a viabilizar e estreitar contatos, aproxima as histórias em quadrinhos do grande público, e faz com que a cidade abrace de vez sua vocação como polo produtor e difusor dos quadrinhos brasileiros, firmando Curitiba no circuito nacional de encontros sobre quadrinhos.

O evento é uma realizado desde 2012 pela Znort Editora e pela Prefeitura de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba.

Acesse http://www.bienaldequadrinhos.com.br/