Grandes Eventos

Traços Curitibanos 2

A Edição de 2017 da Mostra acontecerá em três fases, nos meses de junho, agosto e outubro.
Na 1ª fase, serão reunidos trabalhos de ilustração, desenvolvidos por artistas atuantes no mercado cultural de Curitiba, entre 2016 e 2017.
Esta é a segunda edição da mostra, que entra bianualmente para o calendário cultural de Curitiba, tem como alvo congregar trabalhos selecionados, por meio de uma curadoria, que mostrem a extensa e qualitativa produção da regional Curitiba. A exposição não segue uma lineralidade de estilos, técnicas ou temas, mas procura mostrar a geração de ilustradores em nosso mercado atual.

Bienal VentoSul

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – VentoSul vem se consagrando como um dos maiores eventos de arte da América Latina, exibindo a cada edição obras de artistas de países dos cinco continentes.  Organizada pelo Instituto Paranaense de Arte, conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, que disponibiliza seus espaços para o evento.

A programação inclui, além das exposições nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostras de filmes, performances, interferências urbanas e residência artística, ocupando os principais espaços culturais de Curitiba. Algumas atividades também são levadas para outras cidades brasileiras. A Bienal desenvolve importante projeto educativo, que abrange desde medidas de ação inclusiva, cursos de capacitação de professores, visitas monitoradas nos espaços expositivos até publicações voltadas a professores e monitores.

A Bienal VentoSul recebeu o Prêmio Destaque ABCA 2011, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, pelas ações de sua sexta edição, sob o tema “Além da Crise”.

Acesse www.bienaldecuritiba.com.br.

Bienal de Quadrinhos de Curitiba

A Bienal de Quadrinhos de Curitiba - antiga Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos - é um evento internacional de histórias em quadrinhos, que ocupa diversos espaços da cidade de Curitiba com atividades gratuitas: minicursos, oficinas, palestras, debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições com a presença de artistas gráficos e quadrinistas do Brasil e outros países.

O evento prestigia os artistas locais e a força da sua produção no cenário nacional ao mesmo tempo em que apresenta quadrinistas do mundo todo, promovendo o intercâmbio profissional e intelectual.

Ao reunir artistas de escolas, estilos e idiomas tão diferentes, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba movimenta a área com discussões, ajuda a viabilizar e estreitar contatos, aproxima as histórias em quadrinhos do grande público, e faz com que a cidade abrace de vez sua vocação como polo produtor e difusor dos quadrinhos brasileiros, firmando Curitiba no circuito nacional de encontros sobre quadrinhos.

O evento é uma realizado desde 2012 pela Znort Editora e pela Prefeitura de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba.

Acesse http://www.bienaldequadrinhos.com.br/

GibiCon Nº 2 - Foto: Cido Marques© 2014