19.12.2017Coral de 400 vozes no encerramento da programação de Natal

Para encerrar a programação de natal “Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba”, nesta quarta-feira (20/12) será realizado no Largo da Ordem o concerto “400 Vozes pelo Natal de Curitiba”, com apresentação do Coral Nosso Canto, das 10 Regionais da cidade. O evento inicia às 20h e terá a participação especial da Big Belas Band.

“É um concerto que surgiu quando o prefeito sugeriu que o Nosso Canto entrasse na programação do Natal, cumprindo um papel social, e demonstrando a ligação forte que cada um tem com suas Regionais. Isso resultou num belo projeto de encerramento que, com os coros reunidos, forma um grande coro de 400 vozes”, afirma o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.

De acordo com Marino, o momento de encerramento será o ponto alto para o coral. “A programação de natal ficou bem desenhada e distribuída pela cidade, e com o encerramento não poderia deixar de entregar um concerto diferente. O público curitibano gostará muito de ver”, finaliza.

O coral vai apresentar 10 músicas. A regência da apresentação será de Mara Campos e de Martinho Luthero Klemann, regente do Nosso Canto da Regional Matriz. Klemann afirma que a programação trará um repertório conhecido, porém com uma roupagem de jazz. “É um momento de juntar os grupos que são irmãos. Será um concerto empolgante, além de ser uma grande oportunidade de mostrar para a cidade o coral e dar visibilidade ao projeto, que faz um enorme bem aos participantes”, diz o regente.

Com instrumentos variados como saxofone, trompete, trombones, teclado, baixo, guitarra e bateria, a Big Belas Band vai fazer duas apresentações solo. A banda, composta por cerca de 20 pessoas, é formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).

O projeto
O “Nosso Canto” é um projeto sociocultural, que oferece à comunidade o ensino gratuito de técnica vocal e a prática de canto coral nas Regionais de Curitiba. Criado por Eli Siliprandi, o projeto é desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), em 1998. Desde 2016 está presente nas 10 regionais de Curitiba.

As oficinas gratuitas de técnica vocal e práticas de coral, pelo projeto Nosso Canto, acontecem em todas as regionais da cidade. Nas Regionais atuquara, CIC, Matriz, Portão, Bairro Novo, Boqueirão e Santa Felicidade tem a supervisão da regente da Camerata Antiqua de Curitiba Mara Campos.

Para participar do grupo não é necessário ser cantor profissional. Os participantes da oficina de técnica vocal terão aulas sobre fisiologia da voz, impostação e dicção, entre outros assuntos. Já nas práticas de coral, será trabalhado um repertório específico para grupos vocais, com vários gêneros musicais.

Serviço: 400 Vozes pelo Natal de Curitiba, com participação da Big Belas Band
Local: Largo da Ordem