18.01.2022Últimos dias de inscrições para as aulas no Conservatório de MPB

Esta é a última semana para se inscrever nas aulas presenciais do Conservatório de MPB de Curitiba. São mais de 600 vagas nos 24 cursos semestrais, de instrumentos, canto, disciplinas teóricas, práticas de conjunto e os específicos para crianças.

Novos alunos têm até o dia 25 de janeiro para se inscrever pelo site www.conservatoriodempb.com.br. As aulas vão retomar presencialmente no dia 14 de fevereiro.

Depois de quase dois anos com aulas no formato digital, o Conservatório volta em 2022 com os cursos presenciais. As aulas aconteceram de forma on-line desde março de 2020 devido à pandemia da covid-19. Para a volta presencial, cuidados estão sendo tomados, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento entre os alunos e professores.

Muito aguardado será o retorno das Práticas de Conjunto que ficaram interrompidas durante esse período. São elas: conjunto de choro, conjunto de MPB, conjunto de samba e conjunto de música caipira.

Entre os cursos de instrumentos, há vagas para acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, violão 7 cordas e viola caipira.

Para crianças, de 7 a 12 anos, há cursos de bateria, violão e piano.

Disciplinas teóricas grátis
No Conservatório os alunos poderão cursar gratuitamente uma disciplina teórica se estiverem matriculados como pagantes em algum curso de instrumento ou canto. As disciplinas teóricas ofertadas são: LEM (linguagem & estruturação musical), harmonia funcional e composição & arranjo instrumental em MPB. Para cada matrícula terá direito a uma disciplina teórica gratuita.

Os candidatos deverão se inscrever na disciplina teórica no site, conforme o procedimento padrão, passando pelas duas fases de inscrição e matrícula. Assim que for aprovado, já terá direito ao benefício da gratuidade.

Inscrições
Na primeira fase das inscrições, o candidato deverá ler atentamente o edital geral e as informações sobre o curso de seu interesse, e em seguida preencher a ficha de inscrição.

A inscrição poderá ser feita em quantos cursos o candidato tiver interesse. Somente em relação a um mesmo curso que seja disponibilizado por dois professores diferentes, o candidato deverá optar por um dos professores.

Após esse procedimento, o candidato deverá aguardar o edital de aprovação da primeira fase. Se for aprovado, passará para a segunda fase das inscrições quando se submeterá a um teste/entrevista realizado on-line. A lista final com os nomes dos selecionados será divulgada no próprio site.

Inscrições para novos alunos do Conservatório de MPB de Curitiba
1º semestre letivo 2022 – AULAS PRESENCIAIS
Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco – Curitiba-PR – Fones 3321-3208 (recepção), 3321-3315 (secretaria de cursos) e 3321-3318 (coordenação pedagógica)
Inscrições: de 17 de dezembro de 2021 a 25 de janeiro de 2022 pelo site www.conservatoriodempb.com.br
Início das aulas: 14 de fevereiro

Cursos de instrumentos ou canto (aulas em grupo) – 5 x R$ 120.
Curso de clarinete (aulas em dupla) – 5 x R$ 160.
Disciplinas teóricas e práticas de conjunto (aulas em grupo) – 5 x R$ 50, *ou gratuitas, caso o aluno esteja matriculado em algum curso de instrumento ou canto.
Taxa do teste de nivelamento/entrevista (2ª fase das Inscrições): R$ 35
Taxa de matrícula: R$ 120 (instrumentos/canto) e R$ 50 (disciplinas teóricas/práticas de conjunto)
Informações: secretariacmpb@curitiba.pr.gov.br