Notícias

07.08.2020Tenor curitibano vencedor de concurso nacional embala programação virtual do Dia dos Pais

Com os espetáculos temporariamente parados por causa da pandemia pela covid-19, o número de produções virtuais aumentou e neste fim de semana homenageia o Dia dos Pais. De sexta-feira (7/8) a domingo (9/8), são as diversas opções disponibilizadas pelas redes sociais da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Grande destaque da programação é a gravação do grupo Ottava Bassa com a participação do tenor Vitório Scarpi e regência de Alexandre Mosquier. O vídeo que vai ao ar neste domingo (9/8), às 11h, Mattinata de Fuggiero Leoncavallo, é uma das composições italianas mais famosas do mundo e entrou para o repertório de concertos de grandes nomes da lírica mundial.

O solista se destaca. Vitório foi vencedor do Maria Callas, maior concurso lírico brasileiro, e vem desenvolvendo um trabalho relevante na área no Brasil e principalmente em Curitiba. Agora presta uma homenagem à cidade. O cenário são belas locações de Curitiba, parques e logradouros públicos.

“Nesse clipe mostramos o quanto a cidade é especial. Frequentei os espaços em que gravamos desde pequeno e servem de inspiração para mim. Sou curitibano formado em arquitetura e em cada construção eu enxergo música”, afirmou o solista.

Programação erudita

A programação continua às 12h, com a obra Magnificat Movimento – Et Misericordia, de Kim André Arnesen, apresentada pelo Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba. Com a direção geral de Ivan Moraes, a seleção pertinente da música ganha relevância, pois é uma oração pelos enfermos, pelos pobres, uma canção por ajuda e esperança para aqueles que estão lutando.

A programação do domingo (9/8) termina às 20h, com a Banda Lyra Curitibana executando uma das mais belas canções de Paulo Soledade, Estão Voltando as Flores. A composição não foi criada para carnaval, mas como inspiração após o compositor se recuperar de uma cirurgia arriscada.

Ainda em homenagem ao Dia dos Pais, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba lança na segunda-feira (10/8) a gravação de Sancta Maria, de Wolfgang Amadeus Mozart. O vídeo gravado na Capela de Nossa Senhora da Glória é em homenagem à santa celebrada no mês de agosto e à pianista Henriqueta Garcez Duarte, uma das grandes incentivadoras da cultura paranaense, falecida dia 3 de agosto.

Grupos do Conservatório de MPB de Curitiba

A Orquestra À Base de Sopro divulga dois vídeos, o primeiro que vai ao ar nesta sexta-feira (7/8), às 19h30, e faz uma homenageiam aos 70 anos do compositor Guinga, com a música Canção Necessária. No sábado (8/8) ao meio-dia, será transmitida uma faixa do CD/DVD Nossos Compositores lançado em 2012. Roubando Cachecóis é um choro escrito por Sérgio Albach e dedicado à flautista e compositora Léa Freire.

No Dia dos Pais (9/8), às 13h, as crianças do Coral Brasileirinho lançam a gravação da música Piruetas dos compositores Enriquez, Bardotti e Chico Buarque. Devido à pandemia, o grupo tem realizado atividades pedagógicas e artísticas em plataformas eletrônicas e com apoio dos pais nos processos, principalmente na gravação dos vídeos.

“O novo clipe vem em grande momento: a comemoração do Dia dos Pais. Esperamos que todos se divirtam com esta mensagem do Brasileirinho, a vida continua dizendo Bravo, Bravo, enquanto nossas crianças estiverem dando suas Piruetas”, afirmou Helena Bel, diretora artística do Coral Brasileirinho.

Serviço: homenagens ao Dia dos Pais
Veja em www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba