19.07.2021Semana de Canto Coral termina com 14 mil visualizações

Um primoroso videoconcerto com 103 músicos de corais do Brasil e do exterior encerrou a IV Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba, neste domingo (18/7). O tradicional evento anual organizado pela Camerata Antiqua de Curitiba teve em sua segunda edição virtual mais de 14 mil visualizações dos 19 vídeos transmitidos, entre eles bate-papos e apresentações.

O alcance dos vídeos superou as expectativas e impressiona quando comparado aos números da Oficina de Música de 2021, também 100% digital. Em janeiro de 2021, foram 83 transmissões e 50 mil visualizações, uma média de 602 por vídeo, enquanto a Semana de Canto Coral atingiu a média de 737.

O vídeo com maior número de visualizações (1,9 mil) foi a primeira seleção de coros que contou com oito apresentações reunindo cinco continentes, transmitida no domingo (11/7). Em seguida, com 1,3 mil visualizações, ficou a mesa de abertura do evento com o compositor Ola Gjeilo (Noruega/EUA). A programação foi acompanhada por coralistas de Taiwan, Japão e Portugal.

Destaca-se também nesta edição a abrangência do evento. Com grupos vocais representantes das cinco regiões brasileiras e da América, Europa, Ásia, África e Oceania, a diversidade pôs luz no leque de possibilidades que o cantar pode abranger e reforçou o mote da edição: A ponte é até onde vai o meu pensamento…"

Foram 51 coros participantes. As apresentações transmitidas de 17 coros infantis e juvenis, 11 brasileiros e seis do exterior. Entre os 34 coros adultos, 20 brasileiros com representantes das cinco regiões e 14 do exterior.

Todo o conteúdo do evento pode ser acessado a qualquer momento no Youtube do Icac e no Facebook da Capela Santa Maria.

Encerramento
Auge da Semana de Canto Coral, o vídeo inédito de encerramento, realizado com excelência através da edição e construção coletiva, teve 1,2 mil visualizações. A grande produção da Camerata Antiqua de Curitiba teve participação de 83 coralistas representantes de coros convidados e solos da soprano Karolyne Liesenberg.

A peça executada foi The Bridge, que faz parte da obra Dreamweaver, do compositor Ola Gjeilo. O compositor, que também esteve na mesa de abertura, é um expoente do canto na atualidade.

Após a execução, foi feita uma homenagem póstuma a 34 regentes de coros brasileiros que se foram vítimas da covid-19 e de outras causas.

Rodas de Conversa
Foram cinco debates temáticos, a live de abertura e outras quatro rodas de conversa com cantores, autores e regentes brasileiros e estrangeiros. A IV Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba disponibiliza declarações de participação específicas para cada um dos encontros.

Estão disponíveis para assistir via Youtube os bate-papos com os temas: Composições para o Choro, Arranjos para Coro, Edição audiovisual para coros e Canto Coral na Educação Musical.

Para solicitar a Declaração de Participação da Live e das Rodas de Conversa é necessário preencher o formulário neste link. Serão elaboradas declarações individuais para cada ação e enviadas por e-mail na segunda-feira (26/7).

A Semana de Canto Coral é uma promoção anual da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Prefeitura de Curitiba e homenageia o compositor curitibano Henrique Morozowicz (1934-2008), também conhecido como Henrique de Curitiba. Até a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecia na sala de concertos Capela Santa Maria, considerada a casa da Camerata Antiqua de Curitiba.