Notícias

04.03.2021Quinta-feira é dia de #tbt da Oficina de Música de Curitiba

Aproveite o isolamento em casa para maratonar os vídeos da 38ª Oficina de Música de Curitiba. São 71 vídeos, em alta qualidade, entre concertos, shows, encontros e bate-papos 100% on-line, realizados de 17 a 31 de janeiro, em cumprimento às exigências sanitárias de afastamento social.

Também estão disponíveis as gravações dos 73 cursos, com os melhores profissionais internacionais e nacionais de música erudita, antiga e MPB. Para acessar é necessário fazer a inscrição no site até 31 de maio. O conteúdo ficará à disposição do aluno até 30 de junho. Saiba mais neste link: https://bit.ly/3bddfta

Um mês após o evento, os vídeos já somam mais de 60 mil visualizações nas exibições de vídeos e transmissões ao vivo. Além dos tradicionais concertos de virtuosos músicos nacionais e internacionais, as Aulives com importantes nomes da MPB, de Mônica Salmaso e Criolo a Lenine, e as Oficinas Verde, com cursos voltados à sustentabilidade, também estão disponíveis para assistir a qualquer momento.

A programação do núcleo de musicalização infantil da Oficina inovou no meio virtual com ao todo 12 vídeos, seis shows interativos, cinco lives/rodas de conversa e um intercâmbio cultural voltado ao universo infantil. Como as especialistas em educação musical Maria Guinand (Venezuela), Enny Parejo (SP) e Teca Alencar de Brito (SP) e o compositor Hélio Ziskind (SP). Um dos destaques foi a palestra com Emily Achieng Akuno, do Quênia, que falou sobre o canto coral queniano, que mistura sons indígenas e sons ocidentais.

Concertos e shows
Homenageando os 100 anos de nascimento de Astor Piazzolla, a Oficina de Música trouxe nove concertos com o mestre argentino do tango como compositor principal. Destaque para a exibição do show de Escalandrum, grupo do neto Pipi Piazzolla, e o concerto de encerramento da fase erudita com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba sob a regência do curador Abel Rocha, executando as Estações Portenhas.

Ainda na playlist erudita, outros 16 concertos gravados ao vivo ou streaming estão disponíveis na página. O vídeo com maior número de visualizações (2.984) é o do duo de abertura de violino e piano com Winston Ramalho e Lucas Thomazinho.

Também foram transmitidas lives de várias regiões do Brasil. Estão entre as gravações a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Priscila Rato e Marcelo Caldi, Paulo Martelli e Edna Oliveira com Vagner Ferreira.

Outros 15 vídeos na playlist Exibições reúnem formações musicais de 22 estados brasileiros, no Encontro Virtual de Orquestras e no Festival Virtual Nacional de Ópera.

Na playlist de Música Popular Brasileira estão 16 shows – se sobressai o da Orquestra à Base de Corda com o acordeonista Mestrinho, no encerramento do evento. Ainda fazem parte do Canal, seis vídeos do Circuito Off com grupos curitibanos referências na cena musical da cidade e três com o melhor do jazz e blues de Curitiba na Jazztronômica.

Assista todos os vídeos na íntegra no link www.oficinademusica.org.br/aovivo

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar