16.12.2021Público infantil: inscrições abertas para aulas grátis nas regionais

Na 39ª Oficina de Música de Curitiba (16 a 30 de janeiro) as crianças também têm vez. Nesta edição terão cursos e espetáculos direcionados ao público infantojuvenil, grátis e presenciais. O curso “Conhecendo Villa das crianças – Formação de plateia infantojuvenil”, integrado ao Programa MusicaR, da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

As inscrições estão abertas até dia 17 de dezembro, pelo site oficinademusica.org.br, no ícone Musicalização-Rua da Cidadania. Os outros dois cursos de Formação docente são: Música Corporal e o outro, Percussão – Instrumentos Tradicionais e Alternativos. Ambos para Educadores (público adulto) terão aulas presenciais na sede da UNESPAR – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Sede Barão), no Centro da cidade, e também em EAD. (Confira abaixo)

Nas Regionais
As aulas nas Regionais dão a largada para a 39º Oficina de Música, no dia 10 de janeiro, com dois encontros por turma.
As aulas serão presenciais e descentralizadas, com atividades integradas de canto coral, música corporal, brincadeiras e apreciação musical e serão ministradas pelos professores que integram a Equipe docente do Programa MusicaR.

Outra finalidade do curso é servir de preparatório para o concerto interativo Villa das Crianças, que durante a Oficina de Música circulará pelas Regionais da cidade, Teatro Cleon Jacques (São Lourenço) e Teatro da Vila (CIC).

MusicaR
O curso “Conhecendo Villa das crianças – Formação de plateia infantojuvenil” é uma integração da Oficina de Música com o MusicaR, programa de educação musical que acontece semestralmente nas Ruas da Cidadania de Curitiba.
Cada regional oferece dez vagas para alunos que ainda não fazem parte do programa e outras 20 estão abertas apenas aos alunos já matriculados no MusicaR.

Não é necessário ter experiência musical para participar, basta ter vontade de estar nas dinâmicas e ações musicais e ter disponibilidade, evitando faltas e atrasos.

Música Corporal para Educadores
Com aulas presenciais, o curso Música Corporal para Educadores terá três dias de aulas presenciais durante a Oficina de Música, ao custo de R$ 100. A aula on-line custa R$ 30, com possibilidade de interação entre alunos e professores por meio de chat da plataforma Vimeo.

O curso será ministrado por Andrezza Prodóssimo, vocalista do grupo Fato e do grupo infantil Taque Tique Tá. A artista ensina por meio de jogos rítmicos, de improvisação e arranjos percussivos, a capacidade de escuta e a capacidade criativa.

Percussão (Instrumentos tradicionais e Alternativos) para Educadores
Com aulas do timpanista (músico que toca um instrumento chamado tímpano) da Orquestra Sinfônica do Paraná, Leonardo Gorosito, o curso de Percussão usa além de instrumentos do universo sinfônico e popular, também elementos de material reciclado como garrafas pet e de vidro, latas agudas e graves e outros. O curso de Percussão para educadores também será em formato presencial e EAD.

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

As organizações Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), também apoiam o evento.

Serviço
39ª Oficina de Música de Curitiba – Cursos de Musicalização para crianças e Cursos de Formação docente para Educadores

Inscrições www.oficinademusica.org.br

Curso "Conhecendo Villa das crianças – Formação de plateia infantojuvenil” (Regionais) – para crianças grátis
Presencial – Inscrições até 17 de dezembro

Curso de Percussão – Instrumentos Tradicionais e Alternativos – para educadores – R$ 100 (presencial) e R$ 30 (aula online)
Presencial: 17 e 18 de janeiro, 14h às 17h, na UNESPAR – Campus Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Sede Barão) e 19 de janeiro, das 16h30 às 18h30, no Teatro José Maria Santos.
EAD: 19 de janeiro, das 16h30 às 18h30
Professor Leonardo Gorosito é timpanista da Orquestra Sinfônica do Paraná, bacharel pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), como aluno de John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella, e mestre em Percussão pela Yale University. Ao lado de Rafael Alberto compõe o DESVIO, duo de percussão que desenvolve a música de câmara brasileira através de seus concertos e composições autorais.

Curso de Música Corporal para educadores – R$ 100 (presencial) e R$ 30 (aula online)
Presencial: 20 e 21 de janeiro, das 14h às 17h, na UNESPAR – Campus Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Sede Barão) e 22 de janeiro, das 18h45 às 20h15, no Teatro José Maria Santos.
EAD: 22 de janeiro, das 18h45 às 20h15
Professora Andrezza Prodóssimo é mestranda em Música (Cognição/Educação Musical) – UFPR. Formada em musicoterapia pela FAP – UNESPAR. É cantora, pianista, percussionista corporal, compositora, fundadora e vocalista do grupo Taque Tique Tá – MPB para Crianças e grupo FATO desde 2018.
Todas as atividades seguirão o protocolo de segurança