Notícias

08.05.2020Pixinguinha, Mozart e cancioneiro infantil na homenagem às mães

Com as medidas de isolamento contra a covid-19, as homenagens pelo Dia das Mães, neste domingo (10/5), serão prestadas de longe e com música popular brasileira e erudita. É o caso das crianças do Programa MusicaR, de musicalização infantil a partir das sedes das Administrações Regionais, da Banda Lyra Curitibana e da Camerata Antiqua de Curitiba. Eles gravaram vídeos, com cada participante em sua casa e bem protegido do novo coronavírus.

Do MusicaR, cerca de 100 crianças que estão tendo aulas de canto on-line desde o final de março usaram a criatividade para gravar aúdios de canto ou percussão corporal, além de elaborar desenhos. A referência foi a música do cancioneiro popular A Mão Direita Tem Uma Roseira.

“Trabalhamos o tema com as crianças durante aproximadamente uma semana e tivemos uma ótima adesão para os padrões de aulas a distância”, conta a professora de música Ângela Sasse, uma das coordenadoras do programa.

O resultado do envolvimento do grupo é um vídeo com cerca de 3 minutos de duração. Ele poderá ser visto na manhã deste domingo, no Facebook da Fundação Cultural

Pixinguinha e Mozart

A apresentação de Dia das Mães feita pela Banda Lyra Curitibana não poderá ser ao vivo, como nos anos anteriores, mas pelas redes sociais. Fusão de solos gravados da casa de cada um dos músicos, a execução de Carinhoso, composta por Pixinguinha há mais de 100 anos, promete emocionar.

“Escolhemos a música de comum acordo. Vamos tocar e, no final, mostrar as fotos das nossas mães”, adianta o produtor do grupo musical, Egon Diego Bispo da Silva. Além dos 17 músicos da Banda Lyra, o vídeo contará com os convidados Azeitona, no trompete, e Bernardo Manita, no piano. O arranjo é de Marco Pontes Caixote.

As homenageadas poderão ver o resultado do trabalho no domingo de manhã (10/5), no Facebook da Banda Lyra

A mesma solução de tocar virtualmente será seguida pela Camerata Antiqua de Curitiba. O grupo apresentará Ave Verum Corpus, de Mozart.

O concerto também poderá ser visto no domingo (10/5), a partir do meio-dia, por computadores e smartphones que se conectarem ao Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria. O grupo fez sua primeira apresentação virtual na Páscoa.
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundacao Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar