25.01.2019Ópera Carmen conta com participação de 70 crianças do MusicaR

A ópera Carmen, que provocou certo escândalo em sua primeira execução, em 1875, e se tornou popular com as árias Habanera e Toreador Song, será apresentada no Guairinha neste sábado (26/1), às 19h, e domingo (27/1), às 17h, na 36ª Oficina de Música de Curitiba.

Com regência de Abel Rocha, o concerto terá a participação de 70 alunos do projeto de musicalização infantil MusicaR, da Prefeitura. Todos os participantes do coro são jovens profissionais que passaram por cursos de canto nesta Oficina e ensaiaram cerca de dez horas por dia durante uma semana.

“Como a proposta é atender um grande público, usamos recursos do teatro. O texto de um personagem é dividido para diversos alunos. O que queremos, no fim das contas, é oferecer esta oportunidade a eles”, diz o maestro.

Carmen, do compositor francês Georges Bizet (1838-1875), é dividida em quatro atos, e se tornou uma ópera atemporal porque trata de temas universais, ainda mais relevantes por estes dias. “Foi a primeira ópera que deu a um papel feminimo uma importância fundamental. Carmen é sabedora de seus direitos, senhora de si e de sua independência. O diálogo com o contemporâneo é intenso”, explica o maestro.

MusicaR

Além do coro adulto, a participação especial na ópera Carmen fica por conta do coral infantojuvenil formado por 70 alunos de 7 a 15 anos do projeto MusicaR. As crianças e adolescentes estão matriculados nos cursos oferecidos nas regionais Tatuquara e Bairro Novo e começaram os ensaios para esta apresentação no início da Oficina de Música.

“É uma obra de extensão vocal grande, com uma dificuldade considerável. Mas todos responderam bem e a expectativa é a melhor possível”, diz Cristiane Alexandre, coordenadora de canto do coral infantojuvenil do MusiCar. “Os alunos estão muito envolvidos e nossa proposta é fazer com que eles visitem um mundo não muito frequentado: o da cultura, da ópera, da música de concerto”, completa.

O projeto MusiCar foi criado em 2017 e está presente em cinco regionais da cidade – além de Tatuquara e Bairro Novo, há cursos gratuitos no Boqueirão, Cajuru e Pinheirinho. Os alunos destas três últimas regionais também se prepararam durante a 36ª Oficina de Música e se apresentarão em um dos concertos de encerramento do evento neste fim de semana.

________________________________________________________________________________________________

Serviço: ópera Carmen com MusicaR

Dias: sábado (26/1), às 19h, e domingo (27/1), às 17h

Local: Guairinha (Rua Rua XV de Novembro, 971)