04.12.2019Oficina de Música reabre inscrições para cursos de seleção

A 37ª Oficina de Música de Curitiba reabre as inscrições para cursos de instrumentos e práticas de conjunto que precedem processo seletivo. São aproximadamente 450 vagas disponíveis em 35 cursos nas categorias de Música Antiga, Erudita e de Música Popular Brasileira que acontecem de 15 a 26 de janeiro de 2020. As inscrições seguem até sexta-feira (13/12) e o resultado será divulgado dia 19 de dezembro.

São aulas com profissionais de alto nível, que vem a Curitiba transmitir todo o conhecimento obtido na carreira musical para os novos artistas. Além dos cursos com processo seletivo, a Oficina oferece cerca de 200 vagas em 12 cursos. As aulas gratuitas do programa MusicaR para crianças e adolescentes em todas Regionais também estão abertas, e ficam até o preenchimento das vagas.

“Essa nova oportunidade deve alcançar ainda mais alunos”, afirmou Janete Andrade, coordenadora geral da Oficina de Música. “Queremos garantir a participação de todos. Com esse tempo estendido os alunos poderão se programar e organizar para que possam participar da Oficina”, explicou Janete.

Os valores das taxas de inscrição variam de acordo com o número de cursos e a modalidade: R$ 130 (um curso), R$ 195 (dois cursos), R$ 225 (três cursos). Para pessoas com deficiência as inscrições em qualquer um dos cursos são gratuitas.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será a sede principal da Oficina, mas atividades em outros espaços da cidade também vão ocorrer. O certificado de extensão aos participantes será emitido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Cursos com inscrições abertas
Para alunos com maior experiência e interesse em aulas com profissionais mais virtuosos, os cursos que exigem seleção prévia do professor são os mais indicados. Para isso, no momento da inscrição é necessário enviar um vídeo e um breve currículo. O professor irá selecionar os alunos entre os participantes ativos e ouvintes. Ambos terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com mestres consagrados mundialmente.

Artistas renomados com destaque no corpo pedagógico ainda contam com vagas abertas, como na música antiga e erudita o curso de interpretação técnica de canto com Sophie Daneman (Inglaterra), orquestração e arranjo com Roberto Molinelli (Itália), percussão com John Boudler (Estados Unidos da América) e viola com Anna Serova (Itália). As aulas com professores internacionais sempre serão acompanhados por tradutores voluntários.

Nos cursos de música popular brasileira, chama atenção o de viola caipira com Neymar Dias, o violão de sete cordas em diversas linguagens e estilos com Félix Júnior, Flauta Brasileira com Toninho Carrasqueira e Em Bateria Não Se Bate! com Edu Ribeiro.

Parceria
A 37ª Oficina de Música de Curitiba tem patrocínio master da Caixa Econômica Federal. Tem o apoio cultural da Família Farinha e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), apoio master do Teatro Guaíra e PUCPR. O evento é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura e governo federal por meio da lei federal.

Serviço: 37ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 15 a 26 de janeiro de 2020
Inscrições para cursos pelo site www.oficinademusica.org.br