Notícias

27.11.2019Jovens se reúnem para cantar e interpretar músicas populares brasileiras

Inspirados pelos versos “Palavra, uma palavra só, a crua palavra, que quer dizer tudo” de Chico Buarque, o Grupo Brasileiro formado por 15 jovens de 14 a 20 anos, apresenta o espetáculo cênico-musical, Mais Palavras. Com direção musical de Helena Bel e direção cênica de Milton Karam, o show acontece neste sábado (30/11), às 20h e domingo (1/12), às 19h, no Teatro José Maria Santos. Os ingressos custam R$30 e R$15.
Esse é o segundo show com inspiração nos versos do compositor e músico Chico Buarque. O primeiro, Palavras, realizado em 2018, foi tão bem recebido pelo público que despertou no Grupo o desejo de montar o espetáculo Histórias de Francisco, que estreará somente no final de 2020.
O show apresentado esse fim de semana é a união desses dois repertórios, uma coletânea de canções de diversos compositores que evidenciam a forma como cada um trabalha e expressa suas emoções e pensamentos por meio da palavra. “É exatamente esta porta, esta passagem, este caminho de um espetáculo ao outro, pois ele reúne, congrega e conecta expressivas canções”, explica Milton Karam.
Respeitem os meus Cabelos Brancos de Chico César, Ame de Paulo Monarco e Kleuber Garcez, Idioma Esquisito de Nelson Sargento, Língua de Caetano Veloso, são algumas das canções que serão interpretadas. Obras de Chico Buarque também ganham destaque como Noite dos Mascarados, Acorda Amor, Sinhá e Geni e o Zepelim. Músicos acompanham o espetáculo, Sérgio Justen no piano e Priscila Graciano na percussão.
“Mais Palavras é o um convite sonoro que vai ao encontro e ao compartilhamento da sensibilidade e das emoções que os compositores e poetas brasileiros nos propõe a ouvir e a refletir”, completou o diretor cênico.

Sobre o grupo
Criado há três anos, o Grupo Brasileiro é formado apenas por ex-integrantes do Coral Brasileirinho. Seu objetivo é trabalhar a canção nacional por meio de teoria e leitura musical, solfejo e técnica vocal, prática de canto a duas, três e quatro vozes, com desenvolvimento interpretativo que possibilite um resultado cênico-musical.
O Grupo é gerenciado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), vinculado ao Conservatório de Música Popular Brasileira.

Grupo Brasileiro apresenta Mais Palavras

Datas e horários:
Sábado (30/11), às 20h
Domingo (1/12), às 19h
Local: Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio nº 655, São Francisco)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e no site ticket fácil: http://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-grupo-brasileiro-no-show-mais-palavras.aspx