05.11.2019Ensemble de cordas faz apresentação única

O ensemble de cordas, clarinete e piano da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba fará sua terceira e última apresentação do ano no sábado (9/11), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. No programa, peças de Martinu, Poulenc, Oswald e Prokofiev. A direção musical é do violinista Dan Tolomony.

Ensemble é uma formação reduzida de um grupo musical maior – como camerata ou orquestra – e que executa peças musicais escritas apenas para os instrumentos que fazem parte dele.

Durante aproximadamente 50 minutos, seus músicos tocarão a Sonatina para Clarinete e Piano, composta em 1956 pelo tcheco Bohuslav Martinu; e a Sonata para Clarinete e Piano, do francês Francis Poulanc, escrita em 1962 como homenagem ao clarinetista Benny Goodman.

Também fazem parte do programa o Quinteto com Piano em Dó Maior, que o brasileiro Henrique Oswald dedicou, em 1895, a Jessie Laussot, referência importante na formação musical do compositor; e Abertura sobre Temas Hebraicos, composta em 1919 pelo russo Sergei Prokofiev. Inicialmente concebida para sexteto, esta obra ganhou, quase duas décadas depois, sua versão orquestral.
Compositores e musicistas

Todos os compositores escolhidos para o concerto viveram entre os séculos XIX e XX e, do grupo, apenas Poulanc não tinha formação acadêmica. Apesar disso, compôs peças para diferentes formações como clarinete e fagote, dois clarinetes, trompa, trompete e trombone, piano trio com oboé e fagote, sexteto, e sonatas para piano e flauta, clarinete e oboé.

O concerto também é uma rara oportunidade de ouvir a composição de Oswald, que não é usual em concertos e gravações.

Além de Tolomony, integram o Ensemble de Cordas, Clarinete e Piano Jairo Wilkens (clarinete), Clenice Ortigara (piano), Francisco de Freitas Jr. (violino), Daniel Mendes (viola) e Klaiton Laube (violoncelo).

Concerto na Capela
(cordas, clarinete e piano)
Dia 9/11 (sábado)
Às 18h30