Notícias

16.05.2022Crianças do MusicaR são estrelas em clipe com Toquinho e coro infantil italiano

Crianças e adolescentes do MusicaR, programa de educação musical nas regionais de Curitiba, vão brilhar ao lado do cantor Toquinho e do coro infantil italiano da OperaPrima Scuola Musicale Dei Quattro Vicariati. Cerca de 40 curitibinhas participaram neste domingo (15/5) de uma gravação na Capela Santa Maria para o videoclipe especial, que será exibido durante o Mia Cara Curitiba, festival organizado pelo Consulado da Itália previsto para começar no fim deste mês de maio.

A música para essa grande produção será O Caderno, de Toquinho, com arranjo de Marcelo Búrigo, regente do Coral Opera Prima. A versão da obra tanto em italiano como português é muito popular nos dois países e o arranjo mantém a ideia de intercâmbio cultural.

“É uma emoção muito grande e quando entrei no projeto não imaginava oportunidades como essa. Já fizemos apresentações em teatros, mas nunca pensei em um videoclipe, é um esforço que vale a pena", disse Emili Silva do Nascimento, aluna do MusicaR na Regional Bairro Novo.

As gravações estão sendo feitas por etapa. O áudio da produção foi gravado semana passada, no Portão Cultural. Também foram feitos dois ensaios, além dos encontros nas dez regionais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os jovens cantores estudaram pronúncia, prosódia, afinação, interpretação e ritmo.

A parceria entre MusicaR e Itália começou na 38ª Oficina de Música de Curitiba, quando os alunos curitibinhas participaram de um intercâmbio virtual com as crianças italianas da OperaPrima. O encontro virtual foi tão bem-sucedido que o projeto do videoclipe começou a ser pensado.

Em 39 anos, Oficina de Música de Curitiba terá primeira edição feita no inverno
Essa não é a primeira vez que crianças e jovens do MusicaR cantam com Toquinho. Em 2017, no concerto de encerramento da Oficina de Música, eles se apresentaram juntos no palco do Guairão.