23.08.2019Cônsul americano prestigia ensaio do Coro da Camerata Antiqua

A conceituada maestrina americana, Angela Broeker, participa nesta semana de intensa agenda cultural em Curitiba. Entre ensaios e apresentações com o Coro da Camerata Antiqua, a musicista arranjou tempo para conhecer e dar aula a professores e alunos de grupos corais comunitários nas administrações regionais da Prefeitura.

Esta é mais uma atividade bem-sucedida fruto da parceria entre o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).

O cônsul-geral dos Estados Unidos, Adam Shub, esteve no ensaio do Coro da Camerata, na manhã desta quinta-feira (22/8). “Estamos construindo pontes culturais e econômicas. Ficamos muito felizes acompanhando esse tipo de parceria e fortalecendo laços”, disse o cônsul.

Segundo Shub, programações como esta tendem a aumentar. De acordo com Marino Galvão Jr., diretor executivo do ICAC, o modelo de gestão do instituto proporciona atividades com essa abrangência. “Outras parcerias estão por vir, o que beneficia também os artistas locais”, frisou Galvão Jr.

O diretor do ICAC citou como exemplos os eventos na Casa Hoffmann e na Capela Santa Maria. Também estiveram presentes no ensaio, a assessora cultural do consulado dos Estados Unidos, Joyce Costa e Stephen Stark, diretor da seção de Imprensa, Educação e Cultura além de Janete Andrade, coordenadora de música do ICAC.

Agenda cultural
Durante a semana, a maestrina Angela Broeker esteve na Regional do Cajuru quando, na terça-feira (20/8), ministrou aulas aos alunos do programa de musicalização infanto-juvenil, Musicar. Na quarta-feira (21/8), o encontro foi com os professores do Programa .

Também fez parte da agenda de Angela um workshop, na Regional Boqueirão, para alunos do Projeto Nosso Canto, de canto coral e expressão vocal para adultos. “Fiquei impressionada, porque vi um belo exemplo de formação para novos músicos, principalmente na parte profissional da condução dos projetos”, comentou a maestrina.

Concertos
A sequência de apresentações sob a regência de Angela Broeker acontece na Capela Santa Maria, nesta sexta-feira (23/8), às 20h e sábado (27/8), às 18h30.

Os ingressos custam R$30 e meia-entrada R$15. O orograma traz um repertório célebre, que abrange épocas variadas da obra coral americana, trazendo desde o compositor clássico como William Billings até contemporâneos como Z. Randall Stroope, Stephen Paulus e Eric Whitacre.

O tema ‘Uma Tapeçaria Americana’ define o que deve ser esperado pelo público para os concertos. “São músicas corais tradicionais em Programas nos Estados Unidos. Certamente o público poderá ouvir e se identificar com algumas obras ou trechos”, disse a maestrina.

Serviço: Coro da Camerata Antiqua sob a regência Angela Broeker
Uma Tapeçaria Americana
Regência Angela Broeker (Estados Unidos)
Datas: Sexta (23/8), 20h e sábado (24/8), 18h30