28.07.2020Conservatório de MPB abre inscrições para novos alunos

O Conservatório de Música Popular Brasileira (MPB) abrirá, nesta quarta-feira (8/7), a primeira fase de inscrições de novos alunos para os 21 cursos regulares ofertados pelo espaço cultural. Como no primeiro período deste ano, todos serão on-line, para manter o público em casa e ajudar no controle da disseminação da covid-19. O prazo vai até 28 de julho, pelo site www.conservatoriodempb.com.br.

Os cursos são pagos e distribuídos em quatro modalidades: canto, instrumentos (acordeom, baixo elétrico, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola caipira e violão 7 cordas), teoria (Leitura e Estruturação Musical/LEM, harmonia funcional, história da MPB e composição e arranjo instrumental em MPB) e para crianças (bateria, violão e piano). As aulas começam em 17 de agosto.

Também em decorrência das medidas sanitárias para conter a pandemia, desta vez não será oferecida a opção Práticas de Conjunto. Como o aprendizado precisa se dar em aulas presenciais, ela retornará à grade de cursos em 2021.
Para se inscrever e cursar

Para a primeira fase, o candidato deverá consultar o edital e preencher a ficha de inscrição. O procedimento é grátis. A lista de selecionados será publicada em 31 de julho. Os selecionados serão submetidos a um teste de nivelamento, também on-line, entre os dias 3 e 5 de agosto. A lista com os aprovados estará disponível em 7 de agosto.

As matrículas deverão ser feitas entre 10 e 14 de agosto. Cada candidato poderá se inscrever em mais de um curso. Os aprovados na fase final e que estiverem matriculados como pagantes em cursos de instrumentos ou canto poderão cursar gratuitamente uma disciplina teórica.
O Conservatório

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e administrado pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), há quase 27 anos o Conservatório de MPB é o centro público de referência em música popular brasileira em Curitiba. Desde 1993, ele reúne no número 66 da Rua São Francisco, no Centro Histórico, professores e estudantes dedicados ao ensino, à pesquisa, produção e divulgação de eventos artístico-culturais no segmento.

A cada semestre, o espaço cultural registra cerca de 900 alunos buscando aprendizado e aperfeiçoamento a preços acessíveis, com o suporte de professores experientes. Além disso, mantém quatro grupos artísticos: as orquestras à Base de Sopro e à Base de Corda, o Coral Brasileirinho, o Vocal Brasileirão e o Grupo Brasileiro.

Serviço: Conservatório de MPB – admissão de novos alunos

Inscrições: 8 a 28 de julho pelo site www.conservatoriodempb.com.br, grátis

Valores:
Cursos de instrumentos ou canto (aulas em grupo) – 5 x R$ 120
Curso de clarinete (aulas em dupla) – 5 x R$ 160
Disciplinas teóricas (aulas em grupo) – 5 x R$ 50

Informações: secretariacmpb@curitiba.pr.gov.br
Informações pedagógicas: marielopes@curitiba.pr.gov.br
Início das aulas – 17/8

Cursos ofertados (todos on-line)
A partir de 13 anos completos: acordeom, bandolim, bateria, canto popular, cavaquinho, clarinete, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, violão 7 cordas e viola caipira. Carga horária: 16 aulas de 1h.

Composição e arranjo instrumental em MPB, LEM (Linguagem e Estruturação Musical), harmonia funcional e história da MPB. Carga horária: 16 aulas de 2h.

Crianças e 7 a 12 anos: bateria, piano e violão. Carga horária: 16 aulas de 1h.

CONHEÇA AQUI O CONSERVATÓRIO DE MPB