Notícias

08.07.2019 Camerata faz concerto no Santuário Guadalupe com transmissão ao vivo para todo o Brasil

Um concerto no Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, na tarde deste domingo (7/7), foi mais um brinde aos 45 anos da Camerata Antiqua de Curitiba. Um público numeroso assistiu, na igreja, à apresentação de uma das obras mais emblemáticas do repertório da música barroca, o Dixit Dominus, do compositor George Friedrich Händel. Mas as vozes e os acordes dos cantores e instrumentistas das Camerata também ecoaram para todo o Brasil, com a transmissão ao vivo pela TV Evangelizar.

A emissora está presente em 86 cidades brasileiras, entre as quais, nove capitais, com uma audiência estimada, nesse horário, de 3,2 milhões de espectadores, segundo dados do Ibope. O concerto foi transmitido também pelo aplicativo, Facebook e canal do Youtube da emissora. Este foi o segundo de uma série de cinco concertos da Camerata que serão realizados este ano no Santuário e transmitidos via satélite pela rede católica.

Parceria

“Foi um concerto que emocionou todos os presentes, uma celebração de excelência da Camerata na programação dos seus 45 anos. Por meio dessa parceria com a TV Evangelizar, tivemos a oportunidade de mostrar para todo o país esse que é um dos grandes símbolos da cultura curitibana”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

“Essa parceria torna a música de concerto acessível a um público que normalmente não tem acesso a ela”, observou o diretor da TV Evangelizar, José de Melo.

O presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, Marino Galvão Jr, lembrou que o prefeito Rafael Greca, ao propor os concertos no Santuário, percebeu a transversalidade do repertório da Camerata, cujas obras dialogam com a liturgia cristã de tradição católica. “Uma dessas obras é o Dixit Dominus (Disse o Senhor). E assim ainda teremos a Cantata de Bach, em setembro, o Réquiem de Mozart, em novembro, e O Messias de Händel, no período natalino, em dezembro”, adiantou.

Emoção

O público que foi ao santuário não se arrependeu de enfrentar o frio. “Foi maravilhoso. Há muitos anos eu não assistia à Camerata. Agora quero acompanhar outras apresentações”, garantiu Tânia Regina de Ávila, que foi ao concerto com a amiga Célia Spimpolo. Ambas elogiaram a qualidade dos músicos.

Moradora do bairro Órleans, Gilmara de Souza se programou especialmente para ver a Camerata. “Foi a primeira vez que vi o grupo. Foi emocionante. Já vou me organizar para as próximas apresentações”, disse.
O repertório apresentado pela Camerata no Santuário Guadalupe foi o mesmo levado neste fim de semana à Capela Santa Maria Espaço Cultural, e que será apresentado ainda este mês na Sala São Paulo e no Festival Internacional de Campos do Jordão. A regência foi do maestro Luís Otávio Santos. Os solistas foram Graciela Oddone (soprano), Cecília Amancay Pastwski (mezzosoprano), Paulo Mestre (contratenor), Sidney Gomes (tenor) e Cláudio de Biaggi (barítono).