09.04.2020 Camerata apresenta concerto inédito em performance on-line

Tradição da Páscoa, este ano a apresentação de coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba poderá ser vista sem precisar sair de casa. Ela estará disponível a partir das 12h deste domingo (12/4), nos computadores e smartphones que se conectarem ao Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria.

A performance longe do público foi a solução encontrada pela Fundação Cultural e pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) para viabilizar a apresentação e, ao mesmo tempo, respeitar as medidas de prevenção à covid 19. Normalmente, nessa época, o grupo musical erudito se apresenta ao vivo em salas de concerto e igrejas lotadas.

“Nesse momento de isolamento social, preparamos para celebrar a Páscoa, um belíssimo concerto virtual com a Camerata Antíqua de Curitiba”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro. A presidente da FCC acrescenta que essa é uma forma de disponibilizar à população um concerto sem sair de casa, promovendo a democratização do acesso à cultura.

De longe para continuar perto

Assim como o público não estará reunido para ver e aplaudir a Camerata, os 20 instrumentistas, 18 cantores e a regente Mara Campos também não se encontraram para executar a composição escolhida para a ocasião – Jesus Meine Freude (Jesus, Minha Alegria), de Bach.

Cada um deles gravou sua entrada de casa, com base em tutoriais sobre como fazer para extrair o melhor som e a melhor imagem com o próprio celular. Para comandar o grupo, a regente se baseou no áudio da organista Clenice Ortigara.

Todo esse material foi entregue ao engenheiro de som Bruno Haller, que irá equalizar as entradas de músicos e cantores e fazê-los se encontrar em um vídeo de menos de 5 minutos de duração.

Um moteto de Bach

A peça escolhida para celebrar a data é a primeira das cinco partes do moteto Jesus Meine Freude. Moteto é um gênero musical polifônico surgido no século XIII, quando se usavam textos distintos para cada voz e do qual o compositor alemão é o principal representante.

A composição tem origem no hino luterano de mesmo nome, com poesia de Johann Franck e melodia coral de Johann Crüger. Os movimentos se baseiam nas seis estrofes deste hino e são intercalados por cinco movimentos, inspirados em passagens da Epístola aos Romanos – texto integrante do sexto livro do Novo Testamento, a parte da Bíblia escrita após o nascimento de Jesus.

O texto bíblico contém os principais ensinamentos luteranos e é contrastado pelo hino, que foi escrito em primeira pessoa, com foco na emoção. Bach enfatiza ambos nos detalhes dramáticos e na carga teológica da composição.

Apresentação de Páscoa da Camerata
Execução da obra Jesus Meine Freude, de Bach