20.08.2021Camerata Antiqua retoma concertos presenciais no fim de agosto

Após cinco meses em isolamento, a Camerata Antiqua de Curitiba retoma os concertos presenciais no fim de agosto e reabre a Capela Santa Maria ao público com o programa Ciclos Bach. Novidades digitais foram incorporadas para a volta da temporada, como as transmissões via streaming, o Programa virtual por Código QR e a divulgação da programação por Whatsapp.

O retorno da Camerata ocorre dentro de rigorosos protocolos sanitários, de acordo com as orientações das autoridades de saúde pública. O fluxo de pessoas dentro da Capela Santa Maria será reduzido, com apenas 50 lugares liberados, em vez dos 270.

Programação
Para a retomada, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, integrante da Camerata Antíqua, apresenta o concerto A Música da Família Bach, no sábado (28/8) e domingo (29/8), com direção musical e cravo de Fernando Cordella (RS). O código QR com mais informações sobre as obras e o compositor estará disponível nas poltronas para ser acessado pelo celular.

O concerto pode também ser assistido simultaneamente no segundo dia de execução do programa. Seguindo o padrão utilizado na Oficina de Música deste ano, a transmissão ocorre pelo canal do YouTube Curitiba Arte Icac.

“A pandemia fez com que repensássemos o modelo de divulgação dos nossos concertos. Com os streamings alcançamos um público diverso com uma rápida abrangência. Assim conseguimos otimizar o espaço e dar mais segurança a todos, seguindo todas as medidas de cuidado a pandemia”, diz Janete Andrade, coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

A delicada experiência da sala de concerto poderá ser apreciada também nos outros dez programas da temporada 2021 da Camerata Antíqua, entre apresentações da orquestra, coro ou da formação completa. Toda a programação será divulgada pelo Whatsapp da Capela Santa Maria. Para receber os comunicados, é necessário mandar uma mensagem para o número (41) 99614747

A venda de ingressos ocorre, neste primeiro mês, diretamente na bilheteria de Capela Santa Maria.

Temporada presencial 2021
Ciclo Bach é o título dos dois primeiros concertos da temporada, que focam na obra do compositor que mais esteve na trajetória do grupo e que marca esse momento de transição. O segundo programa será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, com direção musical e violino solo de Emmanuele Baldini (SP), flauta solo de Zélia Brandão (PR) e cravo solo de Alessandro Santoro (SP).

Também marcam presença nesta temporada, concertos sob a direção artística e regência de Mara Campos, Marcos Arakaki e Alejandro Aldana.

A temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com patrocínio do Ministério do Turismo, Volvo do Brasil e Positivo Soluções Didáticas.

Videoclipes
Em 2021, durante o período de isolamento, foram realizadas 32 ações pela Camerata Antiqua de Curitiba. Dessas, 18 são da Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba e 14 são videoclipe em alta qualidade, gravadas pelo grupo de forma separada, cada um em sua casa, respeitando as regras de distanciamento social.

Com os vídeos, a Camerata atingiu mais de 60 mil pessoas em todo o mundo. Chegando a 19 países em todo o mundo, com destaque para Japão, Argentina, Portugal e Estados Unidos.

Todo o conteúdo realizado nesse período pode ser acessado no canal Curitiba Arte Icac, neste link.