Notícias

04.09.2019Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Cantatas de Bach

Obras sacras de um dos maiores gênios da música clássica serão executadas pela Camerata Antiqua de Curitiba. As Cantatas de Johann Sebastian Bach conhecidas pela sua tônica no contraponto vocal, serão apresentadas nesta sexta-feira (6/9), na Capela Santa Maria e no sábado (7/9), um grande concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar.

Os concertos tem a regência do maestro gaúcho, Diego Schuck Biasibetti que volta esse ano pela segunda vez a frente do grupo. Completam o Programa, solos da soprano Naura Sant’Ana (MS/PR), da mezzosoprano Ariadne Oliveira (PR), do tenor Maico Sant’Anna (RJ/PR) e do barítono Cláudio de Biaggi (PR).

Repertório
O contraponto é uma técnica usada na composição e que reúne duas ou mais vozes. Conforme especialistas no assunto, essa arte atingiu o seu auge com Johann Sebastian Bach (1685-1750), que experimentou um renascer ao longo do século 20.
O compositor alemão tinha inabalável fé luterana e provou isso com inúmeras obras sacra, escritas para coro e orquestra. As cantatas constituem o grosso da produção que compôs ao longo da vida. Nesse Programa foram escolhidas três peças que estão entre as primeiras elaboradas neste viés.

Concertos sociais
O concerto do sábado (7/9), integra uma série de concertos realizados esse ano no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe. Esse foi o terceiro de cinco datas até dezembro de 2019, com os destaques da sua temporada anual e transmissão ao vivo para todo o país, pela TV Evangelizar.
A emissora está presente em 86 cidades brasileiras, entre as quais, nove capitais, com uma audiência estimada, nesse horário, de 3,2 milhões de espectadores, segundo dados do Ibope. O concerto foi transmitido também pelo aplicativo, Facebook e canal do Youtube da emissora.
Em novembro será a vez de Requiem, de Mozart, com o maestro Tobias Volkmann; e em dezembro quem segura a batuta é o belga Bart Naessens no Oratório Messias, de Händel comemorando a época natalina.

Convidado
Diego Schuck Biasibetti é formado na Hochschule für Künste (Bremen – Alemanha) em violoncelo barroco, viola da gamba e regência coral. Como regente e solista, tem atuado com orquestras do sul do Brasil. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Unisinos-Anchieta, violoncelista e regente assistente do maestro Manfredo Schmiedt, na Orquestra Sinfônica da Universidade Caxias do Sul, e regente do Porto Alegre Consort.

Serviço:
Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Cantatas de Bach

Regência Diego Schuck Biasibetti (RS)
Data:
Sexta-feira, 6 de setembro, 20h
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)Ingressos: R$50 e R$25

Sábado, 7 de setembro, 17h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Correia, 128 – Centro)
Entrada GRATUITA

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar