Notícias

17.09.2019Alunos do Núcleo de Ópera têm aulas com soprano japonesa

 Cantores do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba estão trocando a rotina de aulas individuais e ensaios coletivos semanais por master classes com a soprano japonesa radicada no Uruguai Eiko Senda. As aulas começaram nesta segunda-feira (16/9), no Solar do Barão, e vão até quinta-feira (19/9) para aprimorar o aprendizado, coordenado pelo maestro Ivan Moraes.

O resultado da dedicação de alunos e professores poderá ser conferido nesta sexta-feira (20/9), na Capela Santa Maria, quando o grupo apresentará árias e duetos. O concerto começa às 20h, com entrada franca.

Inclusão pela música
Os selecionados para as aulas com a musicista – que é especialista nas óperas compostas pelo brasileiro Carlos Gomes – fazem parte do grupo de 48 cantores de profissões diversas reunidos em torno de uma paixão comum: o canto lírico.

“Tivemos um policial e temos médico, secretária, ator e também pessoas com interesse em se profissionalizar em canto lírico e seguir seu caminho”, conta Moraes.

Outra semelhança entre eles é que, se não fosse o Núcleo, a maioria não teria como pagar o professor de canto e o pianista necessários ao aprendizado. Na sala Scabi do Solar do Barão, toda a formação – das aulas individuais aos ensaios em grupo – é grátis.

Os alunos têm entre 18 e 35 anos e, em alguns casos, precisam mais do que estudar canto. É o caso de quem não sabe ler partitura e tem a oportunidade de aprender.

“Fazemos aqui um trabalho de inclusão social, que parte da premissa de que arte não é luxo mas necessidade”, diz o maestro Ivan Moraes.

Ele recebe alunos para as aulas individuais, de segunda a sexta-feira,do começo da tarde até a noite.

As aulas são abertas à comunidade. Os interessados devem passar por um teste seletivo com o coordenador do grupo.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar