Notícias

01.11.2021A música de concerto brasileira perde um de seus maiores nomes, Nelson Freire

A Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura lamentam a morte do pianista Nelson Freire, aos 77 anos. Aclamado mundialmente e considerado um dos maiores artistas brasileiros do século XX, Freire tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great Pianists of the 20th Century.
Um Tributo a Nelson Freire será realizado na Capela Santa Maria, espaço de música erudita em Curitiba. Orgulho nacional, que seu imenso legado se perpetue e inspire a nova geração.

Biografia
Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, no interior de Minas Gerais. Começou ao piano aos três anos e aos 12, foi o sétimo colocado no Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Com isso ganhou do Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, uma bolsa de estudos para ir a Viena.
A partir de então foram inúmeros prêmios conquistados, entre eles, título de “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer geração”, da Revista Time, quando estava integrante da Filarmônica de Nova York.
O primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta em Lisboa e em Londres recebeu as medalhas de ouro Dinu Lipatti e Harriet Cohen e em 2016, recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais.