Notícias

02.08.2019Vestibular da UFPR: Clubes da Leitura ajudam candidatos a se preparar para as provas

A Fundação Cultural de Curitiba está divulgando o cronograma das reuniões de agosto do Clube de Leitura do Vestibulando. A partir desta terça-feira (6/8), em seis Casas da Leitura, serão estudadas cinco das oito obras a serem abordadas na prova de Literatura Brasileira do vestibular da Universidade Federal do Paraná. A entrada é franca e não requer inscrição prévia.

Este mês serão lidas, analisadas e comentadas as obras O Uraguai, de Basílio da Gama, nas casas da leitura Dario Vellozo, Wilson Bueno, Vladimir Kozák, Augusto Stresser e Osman Lins; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e Clara dos Anjos, de Lima Barreto, na Casa da Leitura Paulo Leminski; Casa de Pensão, de Aluísio de Azevedo, na Casa da Leitura Osman Lins; e Relato de Um Certo Oriente, de Milton Hatoum, na Casa da Leitura Wilson Bueno. As datas e os horários dos encontros estão relacionados abaixo.

Segundo a mediadora de leitura Daniele Rosa, da Casa da Leitura Augusto Stresser, a maioria dos participantes da atividade ainda não leu as obras. “É uma excelente oportunidade para, em grupo, desmistificar a complexidade de cada título e tomar gosto pela Literatura Brasileira”, observa.

As reuniões vão até as vésperas da primeira fase das provas, no fim de outubro. Até lá será possível trabalhar todos os livros recomendados pela Comissão do Vestibular da UFPR. Além dos que serão lidos neste mês, fazem parte da lista da UFPR Últimos Cantos, de Gonçalves Dias; Sagarana, de Guimarães Rosa; e Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Serviço:
Clube da Leitura do Vestibulando
Atividades gratuitas

6 de agosto
MORTE E VIDA SEVERINA, de João Cabral de Melo Neto
Horário: 10h
Local: Casa da Leitura Paulo Leminski (Rua Padre Gastón s/nº, Cidade Industrial)

14 de agosto
Horário: 14h30
Local: Casa da Leitura Dario Vellozo (Avenida Paraná, 3.600, lojas 45/44, Bacacheri)

15 de agosto
CLARA DOS ANJOS, de Lima Barreto