Notícias

09.08.2021Versos performáticos: oficina on-line apresentará o universo da Slam Poesia

 Estão abertas as inscrições para a oficina sobre Slam Poesia – a poesia falada e apresentada em performances públicas – que acontecerá esta semana. O evento é aberto ao público interessado em compor e apresentar suas criações de acordo com a proposta estética literária. A inscrição é grátis é deve ser feita somente on-line por meio do link https://forms.gle/23f49zrrGs3xzfYp6 .

São 60 vagas distribuídas em duas turmas: a primeira na quarta-feira (11/8), às 19h, e a segunda no sábado (14/8), às 17h30. Para melhor aproveitamento, recomendação é que os participantes tenham a partir de 14 anos. Além de técnicas de escrita, expressão corporal e oratória, durante 2 horas eles aprenderão sobre história do Slam Poesia, escrita e autoconhecimento e a diferença entre Poesia Marginal e Poesia Erudita.

As oficinas são uma iniciativa do coletivo de arte educação Poesia Abstrata, de ações para a democratização da arte, e serão ministradas por Jaquelivre e Poeta Gabriela. A iniciativa está entre os projetos contemplados no Edital de Múltiplas Ações em Literatura e Leitura do Fundo Municipal de Cultura, na modalidade Leituras Públicas.

Nova estética

A Slam Poesia consiste em encontros de poesia falada e performática, em formato de competição, em que um júri popular atribui notas aos slammers (poetas) a partir, principalmente, da poesia e da apresentação de cada um.

Segundo a oficineira e poeta Jaquelivre, o movimento considera que todos capazes de escrever com qualidade sobre sua própria realidade. “Para além de uma competição, o Slam é um movimento que empodera e transforma a autoestima dos indivíduos que se sentem inferiorizados, valorizando a individualidade, respeitando as diferenças e a diversidade”, explica.

Em Curitiba, a proposta ganhou corpo a partir de 2017 com o Slam Contrataque, que acontecia em frente ao Cavalo Babão, no Largo da Ordem. Além dele, formaram-se o Slam das Gurias, Alferes Poeta, e Consciência Negra. Deles também emergiu a poesia de Blackout. As atividades presenciais foram suspensas devido à pandemia do novo cornavírus.

Serviço
Oficina de Slam Poesia (poesia falada)
14 anos (idade mínima recomendada)
Quarta-feira (11/8), às 19h
Sábado (14/8), às 17h30
Inscrições no https://forms.gle/23f49zrrGs3xzfYp6
 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar