Notícias

11.04.2022 Oficina de análise e criação de narrativa promove encontro entre literatura e cinema

A cultura em torno do bonsai diz que essa planta demanda paciência e aprendizagem contínua até a maturação. Esse processo de cultivo do bonsai inspirou a oficina “Bonsai – Oficinas integradas de análise e criação (da narrativa de ficção ao roteiro audiovisual)”, que será realizada entre os meses de maio e outubro em espaços da Fundação Cultural de Curitiba.
O projeto acontece de forma presencial e será ministrado pelos escritores Otto Winck, Paulo Sandrini e pela cineasta Juliana Sanson, em 24 encontros (semanais) ao longo do ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 30 de abril.
São 26 vagas (destas, 15 destinadas a mulheres, como fator de promoção de igualdade de oportunidade entre gêneros), exclusivas para pessoas maiores de 18 anos e que morem em Curitiba. Os interessados devem enviar para o e-mail bonsaioficinas@gmail.com uma cópia do RG, telefone celular para contato, informar qual sua área profissional e escrever a seguinte mensagem: “Ao me inscrever, dou ciência de minha participação nas 3 oficinas”.

Escrita criativa

As oficinas são direcionadas a pessoas com interesses em escrita criativa, mas também fornecem bases para quem quer se aprofundar em teorias ligadas à literatura e ao cinema, como profissionais de docência, pesquisadores e interessados em audiovisual, sem necessidade de experiência anterior.

A oficina é dividida em três módulos: Oficina de Teorias da Narrativa, ministrado por Otto Winck; Oficina de Leitura, Análise e Criação, com orientação de Paulo Sandrini; e Oficina de Literatura/Cinema, com Juliana Sanson.

Como parte integrante do projeto, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, a contrapartida social será realizada com alunos de escola pública, dos 11 aos 14 anos, com uma atividade de imaginação e escrita literária.

Confira a programação das oficinas:

"Bonsai 1 – Teorias da Narrativa" – Otto Winck (6 encontros)

Terças-feiras – 18h45 às 22h
De 10 de maio a 14 de junho
Solar da Cultura – R. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco

O primeiro módulo promove reflexões sobre a narrativa ao solidificar bases para análise e escrita criativa. Desmontar e remontar uma narrativa, investigando suas peças, suas engrenagens, seus componentes, para que seus participantes possam construir seus seus contos, novelas e romances.

Otto Winck é doutor e mestre em Estudos Literários pela UFPR. Em 2006, foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia com o romance Jaboc. Entre diversas obras, atualmente leciona na PUCPR e no programa de pós-graduação stricto sensu da Uniandrade.

"Bonsai 2 – Leitura, Análise e Criação" – Paulo Sandrini (12 encontros)

Sábados – 13h30 às 17h
De 25 de junho a 10 de setembro
Casa da Leitura Manoel Carlos Karam – Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui – Santo Inácio

Esse módulo propõe a leitura de ficção de autores reconhecidos sob diferentes teorias e também exercícios de escrita criativa em formato de narrativas curtas.

Paulo Sandrini é mestre e doutor em Estudos Literários pela UFPR. Autor de vários livros, entre eles “O estranho hábito de dormir em pé”, “O rei era assim”, “Exposição das tripas”, “Osculum obscenum” e “Peixes coloridos de alto-mar”. Participou de coletâneas no Brasil, Argentina, Peru e México. É editor da Kafka Edições e músico compositor no duo Gabardine. Foi premiado nos concursos Paulo Leminski, Luiz Vilela e Outras Palavras.

"Bonsai 3 – Da literatura ao cinema: processo de adaptação" - Juliana Sanson (6 encontros)

Sábados – 13h30 às 17h
17 de setembro a 22 de outubro
Casa da Leitura Manoel Carlos Karam – Rua Batista Ganz, 453, Parque Barigui – Santo Inácio

O terceiro módulo traz à tona o processo de escolhas, de inspirações e transformações. É, também, um processo de desapego, de olhar para a própria obra (no caso, a criação literária) e ser capaz de abandonar as palavras para encontrar as imagens que elas escondem.

Juliana Sanson é roteirista, diretora e produtora audiovisual, graduada em Letras e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR. Sua formação em cinema vem de cursos livres realizados em Cuba, Argentina, Chile e Brasil. Dirigiu e roteirizou os curtas de ficção “Fabulário geral de um delírio curitibano” (2007), “Coração magoado” (2012) e “Prato do dia” (2014), e o longa-metragem “Uma morte qualquer” (2019). Dirigiu videoclipes para diversos grupos, e é sócia da Fabulário Filmes.

Serviço:
Bonsai – Oficinas integradas de análise e criação (da narrativa de ficção ao roteiro audiovisual).
Inscrições até 30 de abril pelo e-mail bonsaioficinas@gmail.com
Encontros semanais de 10 de maio a 22 de outubro
Locais: Solar do Cultura e Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Gratuito
Para mais informações, acesse as redes sociais do projeto: https://www.facebook.com/bonsaioficinas, https://bonsaioficinas.blogspot.com, @bonsaioficinas

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

imprimir voltar