07.03.2022Elza Soares e Ursula Le Guin no Mês da Mulher das Casas da Leitura

As Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba programaram atividades especiais relacionadas ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), que se estendem durante o mês. Entre as atividades, todas gratuitas, estão leituras compartilhadas e bate-papos sobre autoras da literatura brasileira e internacional, como a norte-americana Ursula Le Guin, e rodas de leitura sobre canções interpretadas pela cantora Elza Soares, que morreu no início deste ano.

O conto Aqueles que Abandonam Omela, de Ursula Le Guin, será tema da atividade que a mediadora Daniele Rosa levará para as Casas da Leitura Maria Nicolas e Dario Vellozo. É dirigida ao público juvenil e adulto, com a proposta de apresentar a obra dessa escritora que é uma das principais referências da literatura de ficção científica e fantasia.

A autora, que faleceu em 2018 aos 89 anos, publicou mais de 100 obras, entre romances, contos, ensaios e poemas. Ficou conhecida por ambientar suas histórias em mundos alternativos e abordar assuntos complexos como política, religião, filosofia, sexualidade e gênero.

O conto escolhido para a leitura foi publicado no começo da década de 1970 e ganhou o prêmio literário Hugo. A história se passa numa cidade utópica, sem classes, que se molda às noções de felicidade e liberdade de cada um dos seus habitantes.

Universo feminino

Na Casa da Leitura Walmor Marcelino, o tema da mulher será tratado pela mediadora Kely Medeiros a partir de textos do cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira, com destaque para a sua obra mais conhecida: Todas as Mulheres do Mundo (1966). Domingos de Oliveira faleceu aos 82 anos e deixou muitos trabalhos dedicados ao universo feminino.

Todas as Mulheres do Mundo foi o seu primeiro longa-metragem, que levou para o cinema discussões sobre a revolução sexual feminina nos anos 1960. O roteiro depois foi adaptado para uma série de TV. São dele também os filmes Separações (2002) e Amores (1998).

Luta contra o preconceito

As canções interpretadas pela cantora Elza Soares, que morreu aos 91 anos em janeiro deste ano, estarão na roda de leitura comandada pelo mediador Francisco Lobo, nas Casas da Leitura Miguel de Cervantes e Casa Kozák. Na atividade, o público terá oportunidade de conhecer Elza Soares pela leitura das letras de suas canções.

“Esta é uma roda de leitura multilinguagem, em que promovemos o diálogo entre a literatura e a música”, explica o mediador. De acordo com Francisco Lobo, a escolha de Elza Soares como tema da atividade é uma forma de homenageá-la por sua história de lutas.

O tema da roda de leitura, Do Planeta Fome aos Palcos da Vida, faz referência a um episódio marcante da vida da artista, que no início da carreira, ao se apresentar num programa de rádio, foi questionada por Ary Barroso sobre sua aparência: "De que planeta você veio?", perguntou ele. "Do planeta fome”, respondeu Elza.

A artista, que venceu as barreiras do preconceito, por ser mulher, negra e pobre, nascida numa favela do Rio de Janeiro, tornou-se uma das maiores intérpretes do Brasil e um símbolo do empoderamento feminino e do antirracismo. Na roda de leitura, sua trajetória será debatida a partir de músicas como A Mulher do Fim do Mundo (composição de Alice Coutinho e Rômulo Froes), Negão Negra (de Gabriel Moura e Flávio Renegado) e Comportamento Geral (de Gonzaguinha).

Uma das atividades programadas pela Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba será on-line. Nesta atividade, a mediadora de leitura Alana Albinati também abordará obras de autoras brasileiras e estrangeiras.

Programação das Rodas de Leitura

8 DE MARÇO
14h – TODAS AS MULHERES DO MUNDO
Uma homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER unindo música e textos de Domingos de Oliveira
Com Kely Medeiros
Classificação: 13 anos
Local: Casa da Leitura Walmor Marcellino (Rua Lupianópolis, s/n – Vila Tecnológica, casa 12 – Sítio Cercado)

15h – MULHERES NA FICÇÃO: URSULA K. LE GUIN
O conto Aqueles que Abandonam Omelas
Classificação: 16 anos
Local: Casa da Leitura Maria Nicolas (Rua da Cidadania de Santa Felicidade – R. Bertila Boscardin, 213)

18h30 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Há 47 anos atrás a ONU instituiu oficialmente o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Uma data baseada em muitos protestos e lutas por igualdade de direitos civis. Nesta atividade vamos compartilhar um pouco desta história junto com obras de autoras diversas sobre o ser mulher e o nosso lugar nesse mundo.
Classificação: 18 anos
Local: Google Meet
Ingresso: Gratuito (via inscrição)
Informações: 3221-2633 / cllaurasantos@curitiba.pr.gov.br

11 DE MARÇO
15h – MULHERES NA FICÇÃO: URSULA K. LE GUIN
O conto Aqueles que Abandonam Omelas
Classificação: 16 anos
Local: Casa da Leitura Dario Vellozo (Rua da Cidadania Boa Vista – Av. Paraná, 3.600)

17 DE MARÇO
15h – ELZA SOARES, DO PLANETA FOME AOS PALCOS DA VIDA
Classificação: 14 anos
Local: Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça da Espanha – Bigorrilho)

24 DE MARÇO
15h ELZA SOARES, DO PLANETA FOME AOS PALCOS DA VIDA
Roda de Leitura com músicas de uma das maiores cantoras do Brasil e do Mundo, Elza Soares.
Classificação: 14 anos
Local: Casa da Leitura Casa Kozák (R. Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba)