Notícias

03.03.2020Dante 2021: mediadores de leitura se preparam para ano dedicado a autor d'A Divina Comédia

Mediadores das Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba começam, nesta quinta-feira (5/3), o curso de extensão "A Divina Comédia: uma experiência de leitura coletiva". O evento marca o lançamento do projeto global Dante 2021, concebido para celebrar os 700 anos da morte do fundador da língua italiana moderna e mestre da literatura universal Dante Alighieri.

As aulas serão ministradas pelo doutor em Letras e professor Ewerton Kaviski até 26 de novembro, no Solar dos Guimarães, no Centro Histórico.

O curso é fruto da parceria firmada no fim de 2019, no gabinete do prefeito Rafael Greca, entre representantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Prefeitura de Curitiba, FCC e Kent State Univertsity.

Segundo a coordenadora de Literatura da FCC, Mariane Filipak, a oportunidade de estudo d’A Divina Comédia será importante para compartilhar a obra com o público. “Isso vai subsidiar as propostas de difusão do grande poema a partir de 2021, aproximando o público leigo de todas as idades dos versos de Dante”, argumenta. A FCC mantém 17 Casas da Leitura e todas contam com exemplares de diferentes edições da obra.

A turma do curso de extensão também contará com a participação de alunos de outras procedências, que se reunirão quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h. No primeiro semestre, eles estudarão a primeira e o começo da segunda parte do poema (Inferno e Purgatório). De agosto em diante, concluem a segunda parte e a terceira (Paraíso).

A Divina Comédia foi escrita nas primeiras duas décadas do século XIV, na Idade Média. Ao fazê-lo, Dante usou o chamado italiano vulgar, baseado no dialeto toscano, ao invés do latim e deu origem ao idioma italiano atual. A obra se compõe de 100 cantos (poemas menores dentro da obra) – 33 para cada parte mais um, introdutório. Juntos, eles somam mais de 14 mil versos.

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: FCC

Compartilhe:

imprimir voltar