Literatura
Notícias
29.08.2019Casa da Leitura Jamil Snege cativa leitores de todas as idades
Em busca do título Desperta ao Amanhecer, a jovem Kammily Santos Vaz descobriu a Casa da Leitura Jamil Snege, na Rua da Cidadania do Fazendinha, e virou a leitora número um do local. De janeiro até agora, Kammily emprestou 60 livros.
A média de leitura da jovem de 16 anos, moradora do bairro Fazendinha, é de oito livros por mês e está bem acima do índice nacional. Uma pesquisa do Instituto Pró-Livro de 2016 aponta que o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano.
O livro que levou a Kammily a descobrir o universo das Casas da Leitura, equipamentos mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba em todas as regionais da cidade, é a segunda edição da saga de terror Acampamento Shadow Falls, da escritora C.C Hunter.
“O primeiro eu emprestei da biblioteca da escola, mas lá não tinha os outros, então fui procurar a Casa da Leitura. Fiz a ficha no primeiro dia e não parei mais de emprestar livros, são muitos bons”, disse Kammily.
Equipe cativante e livros interessantes
Outro nome recorrente na Casa da Leitura Jamil Snege, a secretária-executiva aposentada Sônia Marli Glisczeski encontra prazer na leitura. Aos 67 anos, é a leitora mais antiga da Casa, frequentando o espaço pelo menos duas ou três vezes ao mês, há mais de três anos.
Os livros de contos e de filosofia são os preferidos de Sônia, mas é a atenção da equipe da casa que cativou a leitora.
“Sempre fui bem atendida. Os funcionários conversam comigo, me indicam livros e eventos. É um lugar que me faz muito bem, me sinto em um mundo à parte”, diz Sônia.
Fascinada por literatura desde criança, Sônia revela que seu escritor favorito no momento é o moçambicano Mia Couto, autor de obras como Terra Sonâmbula e Cada Homem é Uma Raça, o qual conheceu por indicação do responsável pelo espaço, Thiago Correa.
A aposentada destaca que, para ela, a leitura proporciona alegria e satisfação. “É uma forma de sair de casa sem ter que ir muito longe. Por um livro abro mão de qualquer coisa.”
Casas da Leitura
As Casas da Leitura são espaços dedicados à promoção de serviços culturais e literários como empréstimo de livros, rodas de leitura e oficinas de criação literária. Administradas pela Fundação Cultural de Curitiba, existem 17 unidades espalhadas por todas as regionais.
Para o empréstimo de livros, é necessário fazer um cadastro mediante a apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos responsáveis, no caso de menores de 16 anos.
Serviço: Casa da Leitura Jamil Snege
Endereço: Rua da Cidadania do Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Aberto para públicos de todas as idades
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 12/09/2025 - Escritores paranaenses são tema de visitas guiadas ao Cemitério Municipal e à Rua da Literatura
- 12/09/2025 - Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba
- 12/09/2025 - Centenário de Dalton Trevisan é um capítulo de destaque do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Clóvis de Barros fala sobre ética e felicidade na abertura do Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Jarid Arraes, Noemi Jaffe e a dupla Tíbio e Perônio estarão no Festival da Palavra de Curitiba
- 12/09/2025 - Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros
- 09/09/2025 - Cida Pedrosa e Edimilson de Almeida Pereira: a força da poesia no Festival da Palavra de Curitiba
- 09/09/2025 - III Festival da Palavra de Curitiba celebra 50 anos da obra-prima de Paulo Leminski
- 09/09/2025 - Conheça a Rua da Literatura, corredor cultural inédito do Festival da Palavra de Curitiba
- 09/09/2025 - Festival da Palavra destaca autores curitibanos de diferentes gerações com lançamentos e sarau