Agenda de Literatura

Clube de Leituras Urgentes: A Guerra Não tem Rosto de Mulher

O Clube de Leituras Urgentes se propõe a utilizar obras literárias que, de alguma maneira, dialogam com o contexto em que vivemos. Que leitura é urgente hoje? Nesta edição, a obra discutida será “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, de Svetlana Aleksiévitch. O livro está disponível para empréstimo nas Casas da Leitura. Sinopse: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Aleksiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.
Mediação: Daniele Rosa

Ingresso: gratuito

Data(s): 19/10/2019

Horário(s): 14h ~ 16h (SÁB)