Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento

Rua Claudino dos Santos, 58 - São Francisco

danca@curitiba.pr.gov.br

(seg ~ sex) 9h ~ 18h | (sáb) somente expediente interno para ensaios e grupos de pesquisa.

A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento, que se destina à exploração de novas estéticas do movimento, sendo um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, com abordagem de temas variados, entre eles a crítica da dança, estética, filosofia e design cênico.

Construída pela família Hoffmann, em 1890, a casa é símbolo da prosperidade de uma família de tecelões austríacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruída por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga o Centro de Estudos do Movimento.

Aiki e Consciência Corporal

Todas as quartas-feiras (exceto no dia 23) aulas de consciência corporal com Mônica Infante, desenvolvidas a partir de conceitos e princípios fundamentados no Ki-Aikido associados à Klein Technique e Técnica Alexander. Aulas gratuitas e abertas à comunidade. Não é necessário experiência prévia em dança.

Data(s): 03/08/2022 a 31/08/2022 - 4ª feira

Curso de Danças Urbanas

Aulas divertidas e dinâmicas com o professor Rapha Fernandes. Ele explora as técnicas e linguagens das danças urbanas da linguagem do Hip Hop (Breaking, Popping, Locking, House, Up Rocking)

Data(s): 03/08/2022 a 31/08/2022 - 4ª feira

Classificação: 7 anos

Corpo e Movimento na Contação de História

A Oficina Corpo e Movimento na Contação de História, surge da parceria de Márcio Juliano e Mônica Infante na condução de processos criativos em projetos realizados nos últimos 20 anos. A proposta é que cada participante traga referências pessoais de dança, teatro, música e performance para construção de dramaturgia para o movimento.

Data(s): 09/08/2022 a 10/08/2022 - 3ª e 4ª feira

Transforming Movements

Dias 13 e 17 – Prática dos Movimentos, Danças Sagradas de Gurdjieff, que exigem para sua execução o desenvolvimento de uma especial atenção e assim possibilitam que o aluno ao executá-los trilhe o percurso de voltar o olhar para si mesmo através do contato com seus centros motor, intelectual e emocional.

Data(s): 13/08/2022 e 27/08/2022