13.05.2020Casa Hoffmann lança cursos EAD grátis e promove encontros virtuais

Dois cursos de dança grátis serão oferecidos virtualmente, a partir da próxima terça-feira (19/5), pela Fundação Cultural (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac). Os interessados deverão acessar o site Casa Hoffmann – a plataforma criada para unificar as ações do novo projeto @studiovirtualCasaHoffmann e que estará disponível para o público a partir desta sexta-feira (15/5).

A iniciativa também abrange encontros virtuais com expoentes do segmento e é mais uma ação do programa FCC Digital, lançado durante o período de pandemia para manter as coordenações das sete linguagens artísticas e de patrimônio cultural conectadas com seus públicos. Os cursos a distância da Gibiteca, Xadrez On-line, MusicaR (aulas de canto e musicalização infantil nas Regionais), leituras virtuais e aulas sobre execução de instrumentos musicais pela internet são alguns exemplos da ação.

EADs e encontros virtuais

Os cursos de dança foram planejados para iniciantes e pessoas com nível intermediário de conhecimento. Os primeiros terão aulas de street dance às terças-feiras, a partir de 19/5, com Raphael Alpha. Os demais farão dança contemporânea às quintas-feiras, a partir de 21/5, com Airton Rodrigues.

Serão seis aulas semanais de 30 minutos cada, publicadas sempre às 12h do dia de cada aula. Depois desta data, será possível acessar as aulas pelo Youtube. Para participar, basta ter um pequeno espaço, um banco ou uma cadeira e foco para aproveitar essa nova forma de aprendizagem a distância.

Além disso, todos os sábados, a partir das 16h, haverá um encontro virtual com duração de até 1h15. A plataforma é aberta a até 250 visualizações. A convidada para a primeira das dez atividades programadas é Eva Schul, criadora do grupo de dança Ânima, no dia 23/5. Bailarina e coreógrafa italiana radicada no Brasil, seu trabalho tem forte atuação no sul do país.

Cada encontro deve durar até 1h15. O último, encerrando a primeira etapa do @studiovirtualCasaHoffmann, acontece em 25/7.

Caixa de espelho

Com 17 anos de carreira como bailarino e professor de bailarinos e atores, Airton Rodrigues está ansioso. “Até então eu trabalhei com a subjetividade. Falava bastante com os alunos e buscava no olhar deles a necessidade de aprendizagem de cada um. Agora gravo aulas em que preciso ser conciso e assertivo – o melhor que posso para ensinar um público que não poderei ver em tempo real. É bem diferente e desafiador”, diz o professor, que foi aluno de Eva Schul.

Para abrir sua participação no @studiovirtualCasaHoffmann, Airton preparou o curso Caixa de Espelho – vivência em torno do isolamento doméstico a que parte da população se submeteu para ajudar a conter a pandemia do novo coronavírus e que ele define como “sofisticada mas acessível”.

Segundo o professor, a proposta do curso é uma reflexão sobre os limites do espaço estrito agora ocupado pelas pessoas e as surpresas que ele revela. “Tudo é estímulo e pode ser transformado em movimento, como o pedaço de céu que vejo pela minha janela ou os objetos que tenho dentro de casa mas aos quais não prestava muita atenção”, explica.

Para ter uma ideia do resultado, a expectativa de Airton é que os alunos filmem a execução dos movimentos e enviem para o @studiovirtualCasaHoffmann. A ideia é reunir esse material em um vídeo com a participação de todos.