Espacos Culturais

Av. Mateus Leme, 4700 - São Lourenço

Contato:

Horário de funcionamento:
Conforme a programação. Para informações sobre o espaço e agendas, entre em contato pelo telefone (41) 3313-7190, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h.

Apresentação

O Teatro Cleon Jacques está localizado no Centro de Criatividade de Curitiba.
Foi inaugurado em 1998 para homenagear o diretor e professor teatral Cleon Jacques falecido em 1997.

Agenda

20.09.2018 Espetáculo Teatral PÓS-RAMA OU PARA ALÉM DO CAMINHO DAQUELE QUE SATISFAZ

A peça é construída a partir da apropriação e desconstrução da epopeia indiana Ramayana de Walmiki. O texto indiano fala de intercessão do deus Vishnu para salvar a terra através de Rama, sua versão nascido homem. Em um mundo fadado à aniquilação surge o messias para a salvação – no caso um guerreiro combatendo um demônio que lhe roubara a esposa. Rama é aquele que a todos deve satisfazer já que é o próprio deus renascido. Entretanto, o que é pouco comentado sobre esta história é que o avatar do deus, após uma guerra feroz contra seu raptor, a rejeita grávida para morrer na floresta. Esta pena inclemente não nasce nem mesmo de algo que ela tenha feito, ou que ele desconfie que ela tenha cometido, mas dos rumores de desconfiança que cercava o casal; Rama que a todos sustentava a palavra empreendida, não pôde fazê-lo com a mãe de seus filhos. A montagem expõe alguns recortes críticos sobre a fábula indiana para problematizar questões atuais de diferentes âmbitos. O universo alegórico criado pela fricção cultural entre os performers e o texto proposto é explorado em imagens de apelo quase universal pela escritura da montagem. A peça discute a delicada relação entre o íntimo, o privado e o particular e, por outro lado, os papéis socialmente assumidos. Esta mesma temática estende-se à própria composição dos performers e das imagens cênicas. FICHA TÉCNICA Texto e direção: Adriano Cypriano Assistência de direção: Carol Scabora Elenco: Bruno Matteuzzo, Celine Liris, Dayane Padilha, Eduarda Moliner, Francielle Gomes, Lucca Lemos, Isadora Bomgiorno, Manuella Prestes, N Jeans, Walkiria Présa Produção: Coletiva de Arte 21 Design gráfico: Celine Liris e João Muniz

saiba-mais

Quero Utilizar este Local

A utilização de um espaço cultural público, de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, para eventos, sessões de fotos, filmagens, atividades artísticas ou para outras demandas, requer procedimentos que se iniciam a partir da solicitação de agendamento. Caso seja de seu interesse fazer uso de algum dos equipamentos, preencha todos os campos do formulário abaixo e aguarde o contato da Fundação Cultural de Curitiba.

Mas ATENÇÃO! Este formulário é apenas de solicitação e não vale como reserva. A partir das informações fornecidas, o pedido será avaliado pela comissão responsável e a liberação da utilização do espaço só será feita mediante assinatura de contrato.