Agenda de Cinema

Mostra Internacional de Cinema "Nossa Terra: Cultura e Alimentação"

Dia 15 - BRAVA GENTE ITALIANA
(Brasil, 2015, documentário, 82', livre)
Produzido por Carlos Moletta, o filme foi rodado em 2012 em Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo, no Paraná, e em cidades do Rio Grande do Sul, mais precisamente em localidades das Serras Gaúchas. Seguiu ainda para Vêneto, na Itália, região que se apresenta forte na trilha sonora que acompanha o documentário, como a canção “Bisogna ricordarsi dei nostri bisnoni”, do músico gaúcho Valmor Marasca. Um filme delicado e repleto de memórias onde as tradições de família, as histórias à mesa, a produção do vinho, a boa comida e a alegria desse povo marcam presença e emocionam.
Direção de Sergio Sbragia
Seguido de debate com os convidados: Vander Valduga e Marcelo Empinotti

Dia 16 – CULTURA DE ENGENHO: PATRIMÔNIO E RESISTÊNCIA

(Brasil, 2017, documentário, 54')
Florianópolis, 2016, uma produção urbana de mandioca atravessa o asfalto da rodovia até um engenho de farinha. No litoral sul do estado, comunidades fazem uso coletivo da terra para produzir alimentos com fim material e simbólico. O que mantém vivas tais práticas? O filme retrata a condição patrimonial dos Engenhos de Farinha de Mandioca de Santa Catarina através de seus ilustres protagonistas. São agricultores, artesãos, cozinheiras, comedores que em seus depoimentos mesclam identidade cultural com sabor e sustento. Vamos da roça de mandioca aos sabores da farinha, degustando histórias de vida e resistência e exemplos reais de preservação que colocam o comer e o produzir alimentos como atos políticos e culturais muito atuais.
Direção: Sandra Alves
Seguido de debate com as convidadas: Lai Pereira e Sabrina Demozzi

Dia 17 - PETROLEUM É NOSSO: A EBULIÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL NO BRASIL

(Brasil, 2017, documentário, 86')
Longa documental que mostra as comunidades de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. O filme usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja que nasceu pelas mãos de cervejeiros caseiros de Curitiba, em panelas de alumínio, ganhou fama nos festivais e hoje é produzida em duas fábricas – na Gauden em Curitiba e pela Wäls de Belo Horizonte. Nas entrevistas, um panorama da trajetória dos fundadores de algumas das mais importantes cervejarias artesanais do país.
Direção: Luiz Felipe Araújo
CCC 14 anos
Seguido de debate com o(a) convidado(a): Luiz Felipe Araujo e Fernanda Lazzari

Dia 18 - ATUM, FAROFA & SPAGHETTI

(Brasil, 2017, documentário, 95')
Uma viagem gastronômica por três continentes. Estrelado por três chefs pernambucanos, a obra produzida pela Pop Filmes e dirigida pelo cineasta italiano Riccardo Rossi, é o registro da viagem de Joca Pontes, Duca Lapenda e André Saburó. Convidado para realizar um jantar no renomado restaurante Ze Kitchen Galerie, uma estrela Michelin, Joca não apenas aceita o desafio como também leva seus amigos para o que se tornou uma reflexão gastronômica.
Direção: Riccardo P. Rossi
CCC livre
Seguido de debate com o(a)s convidado(a)s: Riccardo P. Rossi,  Michele Dupont e Vavo Krieck

Dia 19 - CAFÉ E UM DEDO DE PROSA

(Brasil, 2017, animação, 72')
Esta animação se desenrola a partir do encontro dos amigos Vera Holtz e Wandi Doratiotto em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café. Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. Baseado no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins (Editora Contexto, 2008), o filme é resultado de seis anos de trabalho e chegou aos cinemas no ano passado, além de circular por diversos festivais e mostras de cinema do país.
Direção: Mauricio Squarisi
CCC 10 anos
Seguido de debate com os convidados: Maurício Squarisi e Claudino da Silva Dias

Dia 20 - I VILLANI
(Itália, 2018, documentário, 83', livre)
I Villani é uma expressão que indica a simplicidade e autenticidade dos camponeses e trabalhadores humildes, que produzem seus alimentos segundo práticas tradicionais. O filme acompanha a rotina de quatro trabalhadores, do nascer ao pôr do sol, do início ao fim de sua jornada de trabalho. Da hora em que acordam até o momento em que vão dormir, seus ofícios, suas famílias, prazeres e tristezas são analisados enquanto eles explicam a sensação de viver e falam sobre pesca e agricultura. A maior questão que permeia suas preocupações é quanto tempo eles possuem até que sejam substituídos pela automação. Segundo o New York Times, “um (e em alguns aspectos único) dos ativistas alimentares mais inventivos”, Daniele de Michele colabora com Geo e Geo (RAI3), La Effe, Fahreneith (Radio3). Faz curadoria para séries de televisão e publica livros sobre gastronomia e alimentação. Escreve regularmente para Repubblica, Corriere della Sera, Esquerda e colabora com Alias, Fooding.
Direção: Daniele de Michele
Seguido de debate com o(a) convidado(a):  Meg Mamede e Alex Barbosa, mediação de Thaisa Sade, Coordenadora da Cinemateca de Curitiba

Para mais informações acesse o site: http://www.micnossterra.com.br/

mais

Mostra de Filmes Japoneses - Cine Mangá

Dia 31
17h - SAIKI KUSUO NO PSI-NAN

(PsychicKusuo, Japão, 2017, comédia, 97')
Comédia estudantil de Yuichi Fukuda, como diretor e roteirista, após consagrar-se com os sucessos “Gintama” e “HentaiKamen”. Kusuo Saiki procura viver sua rotina diária como estudante, escondendo suas habilidades paranormais, como telepatia, psicocinética, percepção que adquiriu desde que nasceu. Como todos os anos, Saiki pretendia passar despercebido no festival cultural da escola, porém acaba se envolvendo com um colega problemático, trazendo problemas após o outro. O que era para ser um simples festival cultural da escola acaba num iminente risco de extinção do planeta. Será que Saiki conseguirá sair dessa?
Direção: Fukuda Yuichi
Elenco:YamazakiKento, Hashimoto Kanna

19h - TEIICHI: BATALHA SUPREMA
(Teiichi: BattleofSupreme High, Japão, 2017, comédia, 118')
Dirigido por Akira Nagai, de “Ifcatsdisappearedfromthe world”, este filme foi baseado no Mangá de UsamaruFuruya, que também teve uma adaptação teatral. Retrata a trajetória dos estudantes ao longo da disputa na eleição do conselho estudantil. Teiichi, ao ingressar na escola de elite japonesa Kaitei, detentora de uma forte influência no meio político econômico, busca o posto da presidência do conselho estudantil, o que garantiria uma vaga no gabinete do governo futuramente. Porém, por mais que Teichi tivesse adiantado seus planos, uma série de obstáculos inimagináveis o aguardava.
Direção: Nagai Akira
Elenco:SudaMasaki, Nomura Shuhei, TakeuchiRyoma

Dia 1
17h -SETO E UTSUMI

(Setoutsumi, Japão, 2016, comédia, 75')
Baseado num mangá de sucesso, a história se desenrola em torno das divertidas conversas entre estudantes colegiais da região de Kansai.
Dirigido por TatsushiOmori, que venceu o Prêmio Especial de Júri no 35º Festival Internacional de Cinema de Moscou através daprodução The Ravine ofGoodbye (SayonaraKeikoku), o filme conta com a participação de SosukeIkematsu e MasakiSuda no elenco. Retrata o cotidiano de Utsumi e Seto, que passam a tarde na beira do córrego jogando conversa fora. Intermináveis conversas que aparentam não ter importância, como trocadilhos de palavras fúteis, preocupações com trocas de mensagens com as meninas, alternam-se com assuntos mais sérios.
Direção:OmoriTatsushi
Elenco:IkematsuSosuke, SudaMasaki, NakajoAyami

19h - INUYASHIKI
(Inuyashiki, Japão, 2018, comédia, 127')
Live Action do Anime, baseado no Mangá de ficção científica de HiroyaOku.
Retrata o conflito de valores entre um jovem e um homem de meia idade reencarnados em corpos em forma de máquina.Inuyashiki, um pacato funcionário corporativo quarentão, se envolve num acidente misterioso e se transforma num sofisticado Cyborg. Então ele decide usar seus poderes sobre-humanos para salvar as pessoas. Porém Shishigami, um estudante colegial que se envolveu no mesmo acidente que Inuyashiki, usa seus poderes para cometer assassinatos em massa.
Direção: Sato Shinsuke Sato
Elenco:KinashiNoritake, Sato Takeru, HongoKanata

Dia 2
14h - TEIICHI: BATALHA SUPREMA

(Teiichi: BattleofSupreme High, Japão, 2017, comédia, 118')
Direção: Nagai Akira
Elenco: SudaMasaki, Nomura Shuhei, TakeuchiRyoma

16h30 – INUYASHIKI
(Inuyashiki, Japão, 2018, comédia, 127')
Live Action do Anime, baseado no Mangá de ficção científica de HiroyaOku.
Direção: Sato Shinsuke Sato
Elenco:KinashiNoritake, Sato Takeru, HongoKanata

Dia 3
14h - POP IN Q

(Japão, 2016, animação/aventura, 95')
Jovens garotas se levantam contra uma crise global neste desenho de fantasia. Isumi, aluna do terceiro ano do ginásio, encontra uma “pedra do tempo” no mar. Quando ela pega o fragmento, um mundo desconhecido se abre a sua frente e ela se encontra com um ser desconhecido chamado Pokon. Pokon conta que o tempo do mundo corre o perigo de ser destruído, e que Isumi tem que tentar evitar a destruição junto com outras quatro garotas que se encontram neste novo mundo...
Direção:MiyaharaNaokiElenco:SetoAsami, IzawaShiori, TanezakiAtsumi, Ozawa Ari, Kurosawa Tomoyo

16h - SAIKI KUSUO NO PSI-NAN
(PsychicKusuo, Japão, 2017, comédia, 97')
Comédia estudantil de Yuichi Fukuda, diretor e roteirista, após consagrar-se com os sucessos “Gintama” e “HentaiKamen”. Kusuo Saiki procura viver sua rotina diária como estudante, escondendo suas habilidades paranormais, como telepatia, psicocinética, percepção que adquiriu desde que nasceu. Como todos os anos, Saiki pretendia passar despercebido no festival cultural da escola, porém acabase envolvendo com um colega problemático, trazendo problemas após o outro. O que era para ser um simples festival cultural da escola acaba num iminente risco de extinção do planeta. Será que Saiki conseguirá sair dessa?
Direção: Fukuda YuichiElenco: YamazakiKento, Hashimoto Kanna

mais

Cursos e Oficinas

Nenhum curso com o critério selecionado.