Agenda de Cinema

[Cinemateca de Curitiba] FESTIVAL CINE TORNADO

Em uma macro sociedade do espetáculo, saber compor curadorias que aproximem expressões locais e globais é uma arte que estimula o diálogo entre as artes indie e mainstream. O Cine Tornado Festival permite esse deslocar dos filmes de seu local de produção para gerar conhecimento e redes de relações que fomentam o Cinema, pelo caráter nacional e internacional que o caracteriza. Um festival de filmes feito no e do Brasil para o mundo, com parcerias inovadoras no cinema, contando com diretores nacionais e internacionais.
A programação atende a três eixos básico:

1) exibição de acervos digitalização (parceria com os centros de memória, tais como, cinematecas ou memoriais nacionais e internacionais), estimulando a divulgação de filmes restaurados e digitalizados, contando assim um pouco da história do cinema por meio dos próprios filmes;

2) difusão de produções cinematográficas decorrentes de pesquisas científicas: como etnoficção, documentários, e filmes experimentais e artísticos (parceria com os centros de pesquisa como Laboratório de Imagem e Som da Antropologia da USP e outros laboratórios nacionais, ou como o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, em Portugal entre outros);

3) abertura de espaço às novas gerações de cineastas, incentivo ao cine-escola, oficinas de cinema, jovens realizadores independentes e primeiro filme.

O objetivo é a formação de público para os novos formatos, com sessões para crianças, jovens, adultos e idosos entendo-os como sujeitos ativos, capazes de refletir sobre o mundo em que desejam viver. O Cine Tornado Festival representa o Brasil na internacionalização da linguagem cinematográfica, visando representações mais fidedignas da nossa brasilidade e recepcionando outras culturas por elas mesmas.

IDEALIZAÇÃO

Esse é um sonho que se personifica na curadoria geral da antropóloga-cineasta Eveline Stella de Araujo, doutora em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP – Universidade de São Paulo, gestado ainda no doutoramento com a prática de curadoria da Mostra de Filmes Solidários e do Festival Curta Sapo – Produção dos jovens cineastas de Sapopemba-SP.
Veio integrar a equipe de curadoria dos filmes e vídeo-arte o cineasta Roderick Steel, doutorando da Escola de Cinema e Artes da USP.

PROGRAMAÇÃO: https://cinetornadofestiva.wixsite.com/cinema/edital-2017

mais

WORKSHOP DE ATUAÇÃO

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA O ATOR DE CINEMA

Câmera, técnica Meisner e sistema orgânico

Com Tomás Rezende.
Horário: das 19h às 22h

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CÊNICA O “NÃO” INCONSCIENTE DO HERÓI: desejo e contradição
Com Tomás Rezende e Marila Velloso

Horário: das 15h ás 18h

Data(s): 16/08/2017 a 20/08/2017 - 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo

Local: Rua Claudino dos Santos, 58 -

Valor: R$ 400,00 (cada workshop) | R$ 700,00 (pacote com os dois)

Informações: (11) 99213-9214 Luciana Barone

Inscrição: lubarone@gmail.com.

VAGAS LIMITADAS.

SEMINÁRIO CINEMA DA ESCOLA – NA PERSPECTIVA DA LEI 13.006

Na perspectiva de fortalecer e ampliar a integração entre as áreas da educação e do audiovisual, a Fundação Cultural de Curitiba/FCC, a Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR e o /Instituto Municipal de Administração Pública/IMAP, promovem uma série de encontros, de junho a novembro de 2017, para reflexão e discussão sobre o tema. Este Programa inicia com o debate sobre as repercussões da Lei 13.006 no ambiente escolar.
“Seminário Cinema na Escola – na perspectiva da lei 13.006”, direcionado para professores da Rede de Educação Básica e para profissionais da Cultura.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os profissionais para as relações entre cinema e educação e divulgar e debater a Lei 13.006 sancionada em junho de 2014, que determina a exibição obrigatória de filmes de produção nacional, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola por, no mínimo, 02h mensais. A exibição regular de obras audiovisuais na escola pública traz consigo a necessidade de formulação de políticas e práticas adequadas de uso desse conteúdo que, ao aproximar os campos da educação e do audiovisual, podem significar um avanço na qualificação e formação continuada do professor.

Solange Stecz e Ana Carolina Porto.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4 horas.

CERTIFICAÇÃO PELO IMAP

VAGAS LIMITADAS

INSCRIÇÕES: de 1º a 12 de junho de 2017. Para se inscrever, faça o login ou o seu cadastro (se ainda não o tiver) no Portal Aprendere: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1
Ou acesse o link : http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/10098.

Data(s): 13/06/2017

Local: Av. República Argentina, 3430 - Portão