Notícias

31.01.2020Nota de pesar pela morte do artista plástico Rones Dumke

As artes plásticas paranaenses perderam nesta sexta-feira (31) um dos seus artistas mais representativos, o pintor e desenhista Rones Dumke. Curitibano, nascido em 1949, Dumke teve uma trajetória profícua e uma arte descrita como peculiar, rica em detalhes, simples nas formas, mas com mensagens instigantes, em estilos que vão da pop arte ao surrealismo clássico.

O Museu Municipal de Arte de Curitiba tem em seu acervo a obra “Paiol”, na técnica acrílica sobre tela, em que o artista apresenta o Teatro do Paiol, um dos símbolos culturais da cidade. Espaços da Fundação Cultural de Curitiba abrigaram suas exposições. Mais recentemente, em 2015, ele inaugurou no Solar do Barão a mostra “A arte iluminadora de Rones Dumke”.

Dumke frequentou o atelier de Carlos Scliar e recebeu o Prêmio Secretaria da Cultura como Melhor Artista Paranaense no 37° Salão de 1980. Realizou exposições individuais e participou de mostras coletivas em Curitiba, e também foi convidado para exposições no Rio de Janeiro, em São Paulo e nos Estados Unidos. Sua obra está em coleções particulares no Brasil, França, Estados Unidos, Inglaterra e em acervos de vários museus.

Aos familiares e amigos a Fundação Cultural manifesta suas condolências.

O velório terá início às 18h desta sexta-feira, na Capela Vaticano (Sala Jade).

 

Autor: Assessoria de Imprensa

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Compartilhe:

Enviar pelo LinkedIn
imprimir voltar