Notícias

13.07.2021Mostra homenageia Candido de Abreu, o prefeito que modernizou Curitiba

O prefeito responsável pela modernização de Curitiba e seu legado são o tema da exposição que está reabrindo para visitação a Casa Romário Martins, no Centro Histórico. A Curityba de Candido de Abreu foi aberta nesta terça-feira (13/7) e é, em especial, opção de lazer para pais e filhos verem nas férias.
O prefeito Rafael Greca percorreu a nova atração. “Arrojado e modernizador, Abreu criou as bases para nosso sistema de transporte público. É um dos anjos tutelares da cidade, sendo homenageado na importante via que é sede da Prefeitura, o Palácio Solar 29 de Março”, observou.
Para ver a exposição, é preciso estar usando máscara corretamente colocada sobre o rosto e, na entrada, aplicar álcool em gel, aferir a temperatura corporal e observar o distanciamento social. Álcool e termômetro estão disponíveis no espaço. Também é preciso respeitar a lotação simultânea máxima, estabelecida em 12 pessoas (30% da capacidade normal da sala).
Obras centenárias e atuais
Nascido em Paranaguá, Candido Ferreira de Abreu foi engenheiro e o primeiro prefeito eleito de Curitiba. Em sua administração, realizou obras que seguem fazendo parte da Curitiba do presente – como o Paço Municipal (antiga Prefeitura, na Praça Generoso Marques), o Belvedere e o Mirante do Alto do São Francisco, os repuxos das praças Eufrásio Correia e Carlos Gomes e os portões do Passeio Público. O terreno para construção do prédio histórico da UFPR foi doado pela Prefeitura na gestão de Abreu.
O ex-prefeito também foi o responsável pela implantação dos bondes elétricos na cidade. A circulação viária era uma de suas prioridades, ao lado das áreas de salubridade e embelezamento da capital paranaense.
Como engenheiro, projetou outras jóias arquitetônicas da cidade. Entre eles estão a Casa Miró, na rua Comendador Araújo, e o Palacete dos Leões (atual sede do BRDE), na Avenida João Gualberto.
Acervo documental
A exposição reúne cerca de 140 fotos, documentos, mapas e plantas arquitetônicas dos acervos das entidades participantes do projeto e também de particulares que mostram essas realizações. Ela abrange a primeira das duas gestões de Abreu, no fim do século XIX (1892-1894) e a seguinte, no começo do século XX (1913-1916). A coordenação é da historiadora Aparecida Vaz da Silva Bahls.
A mostra conta com a colaboração dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), dos arquivos públicos estadual e municipal, Museu Paranaense, Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba, Fundação Biblioteca Nacional e Museu Imperial do Rio de Janeiro, além do Museu Histórico Abílio Barreto de Minas Gerais.
Como engenheiro civil e urbanista, trabalhou no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, além de ter integrado a equipe de construtores da estrada de ferro Madeira-Mamoré, no norte do Brasil. Essa experiência o colocou em contato com técnicos e políticos com visões inovadores sobre desenvolvimento urbano, trazidas para sua segunda gestão.
Participaram da abertura da exposição as professoras e pesquisadoras Giceli Portela (UTFPR), Elizabeth Amorim de Castro (UFPR) e Zulmara Clara Sauner Possi (aposentada do Departamento de Antropologia da UFPR), além da presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro e integrantes da diretoria do órgão.

A Curityba de Candido de Abreu (exposição)
Onde: Largo Coronel Enéas, 40, Centro Histórico, em frente ao Bebedouro
Quando: