Notícias

07.01.2021Arte na pandemia: Yara Martins exibe trabalhos em tour virtual

 Fazer um tour virtual pela exposição da artista plástica Yara Martins é uma boa pedida para esse período de circulação restrita, imposto pelas exigências sanitárias de distanciamento social e que levou ao fechamento dos espaços culturais. Enquanto o Museu Municipal de Arte (MuMA) não reabre, De Profundis pode ser visitada pelo link www.tourvirtual360.com.br/yara_martins/. O acesso é grátis.

As obras expostas são inéditas. Nesta mostra, as conhecidas pinturas abstratas sóbrias e carregadas de religiosidade de Yara dão lugar a reflexões sociais. Entre os temas que funcionam como matéria-prima dessas criações estão a população de rua ou os grandes e recentes desastres ambientais ocorridos no Brasil. Os materiais escolhidos são novos: madeira, colagem com tecidos e grandes blocos suspensos de concreto sobre poliestireno.

Yara Martins Oliveira é catarinense de Porto União, onde nasceu em 1946. Aluna do pintor Fernando Calderari, fez sua estreia com a mostra Miniquadros no Clube Sírio-Libanês, em 1983. A primeira individual aconteceu em 1989, na Galeria Acaiaca. Fora do Brasil, expôs no Instituto Cultural Brasil Alemanha, em Berlim (2002). Suas obras também integram os acervos do Tribunal do Trabalho e do Museu da Santa Casa do Paraná.

Compartilhe:

imprimir voltar