01.05.2020A cidade perde um dos precursores da inovação em Curitiba

O prefeito Rafael Greca e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, lamentaram profundamente o falecimento do artista plástico, designer e professor Ivens Fontoura.

O prefeito se manifestou em suas redes sociais e destacou que Ivens Fontoura foi um dos precursores do grande processo de inovação que Curitiba atualmente vive. “Visionário precedeu em décadas nosso #ValeDoPinhão. Fica eternizado como uma das expressões do DNA inovador de Curitiba, hoje parte do seleto grupo Cidades Criativas de Design do Mundo”, declarou o prefeito.

Fontoura faleceu na última quinta-feira (30). Foi uma das grandes referências do design paranaense, com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Foi presidente da Associação Nacional de Designers e da Associação Latino-Americana de Design. Como professor universitário na UFPR, PUCPR e Tuiuti, teve atuação fundamental na formação de profissionais da área.

Curitiba, uma das Cidades Criativas de Design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é conhecida por seus dinâmicos e modernos cenários de design e é considerada uma referência nacional e internacional em inovação e cultura urbana. A cidade se diversificou e fortaleceu seu desenvolvimento econômico através de investimentos estratégicos nas indústrias criativa e cultural.