Provas públicas do 2° ano técnico de teatro subsequente com os alunos do Colégio Estadual do Paraná.
Com arte em suas múltiplas formas e cores, as irmãs Larissa, Binho e Vini nos presenteiam com a novíssima música popular brasileira, carregada de amor e expressão artística genuína. No seu show Lucidez, Cidrais convoca a reflexões necessárias de forma lúdica através de suas músicas intimistas e imersivas. Suas composições autorais, inspiradas por ícones como Caetano Veloso e Mutantes, mergulham em temas relevantes e atemporais. Cidrais não é apenas uma banda, é uma jornada art...
Traga sua Mumunha, roda uma vez por mês.
Em sintonia com esta fase do ano será proposta uma roda de leitura do conto “Natal na Barca”, da autora Lygia Fagundes Telles.
“Poty de Curitiba, Curitiba de Poty” em homenagem a 100 anos de Poty, a exposição ficará no MuMA até janeiro de 2025, nas salas Domício Pedroso e Sala 1.
A videoinstalação “Os Monstros Dentro do Tubo”, configura-se como parte de um trabalho para conclusão de curso em Cinema e Audiovisual –Unespar /FAP. A obra propões um percurso entre as extremidades do vídeo, a televisão de tubo (CRT) e mídias voltadas para o público.
Exposição de mais de 140 gravuras em pequena dimensão e em diversas técnicas: gravura em metal, litografia, xilogravura, serigrafia entre outras. A grande maioria das gravuras foram realizadas nos ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba. Participam da mostra artistas gravadores de Curitiba, de alguns estados brasileiros e de outros países. Exposição idealizada pela artista e instrutora de artes da Fundação Cultural de Curitiba, Andreia Las, com o apoio do Museu da Gravura Cidade...
Exposição de gravuras produzidas no ateliê de gravura em metal do MGCC, pelos alunos das oficinas autossustentáveis de Calcogravura e Gravura em Metal. Oficinas ministradas pelos orientadores José Roberto da Silva e Vinicius Buzzatto.
Exposição coletiva dos artista Igor Rodacki, Mara Cunha e Sander Riquetti. A exposição apresenta trabalhos inéditos e ousados com o predomínio de técnicas da gravura. Também compõem as exposições, pinturas e instalação.
Além das obras de grandes proporções no Jardim das Esculturas, o Memorial Paranista apresenta aproximadamente cem esculturas e baixos-relevos em bronze, bem como desenhos e aquarelas do artista João Turin, um dos ícones do Movimento Paranista na década de 1920.
Indisciplinar é uma exposição coletiva que investiga as transgressões entre arte e arquitetura. Com curadoria de Thaylini Luz (PR). A exposição acontece em dois formatos: online e itinerante. Indisciplinar resulta de uma pesquisa contínua sobre as relações de domesticidade e alteridade no processo de disciplinarização e transgressão das disciplinas de arte e arquitetura, buscando indisciplinados, seres errantes, artistas-arquitetos e arquitetos-artistas que questionam e rompem com os...
O expositor literário de dezembro será uma coletânea das obras literárias mais queridas pela equipe da Casa de Leitura ao longo do ano, com consequentes indicações para 2025.
O expositor infantil do mês de dezembro apresenta uma série de livros para celebrar o Natal e dar boas vindas para o ano novo.
(BR, 2024, romance, 10', livre) Direção: João Vitor Molleri e Manolo Carlos Core é um coração muito emocionado, que espalha amor e cor por onde passa. Em um de seus passeios, conhece Beta, a estrela mais brilhante da constelação de câncer. Mas bastou uma Gota d'água para que todo esse amor desaparecesse.
Contação de histórias com o livro Por que colocamos estrelas nas árvores de Natal, da escritora e ilustradora russa Nadia Heppell.
Começa dezembro, o mês mágico de férias! Para comemorar, a Casa da Leitura Paulo Leminski separou uma história cheia de encantamentos, em que o Reino da Imaginação é protagonista.
Contação de histórias do personagem mais mal humorado da literatura. Vamos ouvir a divertida história do autor Dr. Seuss: Como o Grinch roubou o Natal, e conversar sobre o que realmente importa nessa data.
SONHOS DE OURO (Itália, 1981, comédia, 105', 10 anos) Direção: Nanni Moretti Michele é um jovem diretor italiano que se depara com a má compreensão, a idolatria, os críticos, os cineastas, o bloqueio criativo e o estado geral das coisas no cinema italiano. Suas incomodações, cada vez mais insolucionáveis, invadem seus sonhos.
PELO AMOR E PELA MORTE (Itália, 1994, terror/drama, 105', 16 anos) Direção: Michele Soavi Parte da rotina de um coveiro (Rupert Everett) de uma pequena cidade é matar os mortos uma segunda vez, uma vez que eles possuem o hábito de se transformarem em zumbis. Em meio a isso tudo - e num ambiente pouco propício - ele procura um amor.
Exposição de uma gravura do acervo da FCC/MGCC na sala "Relicário" homenageando o artista Carlos Henrique Tullio, falecido no mês de setembro deste ano. Tullio foi um multiartista e gravador paranaense importante para a o Museu da Gravura Cidade de Curitiba.
2º Festival de Hip Hop no Teatro da Vila! Sob a curadoria do Rapper Paladino e Davi Black, este festival promete ser uma explosão de criatividade e energia. Prepare-se para uma tarde repleta de arte com apresentações de RAP, emocionantes batalhas de rimas, poesias inspiradoras, performances de Breaking, DJs agitando a pista e grafite ao vivo! Venha fazer parte dessa celebração à cultura hip hop!
A exposição busca explorar os limites entre memória, tecnologia e imaginação, tecendo um fio condutor que interroga a relação entre o humano e o digital. A exposição convida o espectador a refletir sobre como a nossa relação com a tecnologia não apenas espelha o que carregamos em nossa mente, mas se torna parte inseparável de nossa própria construção interna. No diálogo entre natureza e artifício, vida e mecanismo, questionamos se o que temos dentro de nós é ainda inteirament...
Sessões presenciais e virtuais de filmes da cinematografia brasileira e internacional, selecionados por uma curadoria especializada. Confira a programação completa em: www.cinepasseio.org
A Casa da Leitura Laura Santos propõe uma roda de leitura com algumas crônicas, de diferentes escritores e escritoras, que refletem sobre o comportamento social nos períodos de fim e início de ano.
Depois de passar por mais de 130 cidades de 21 estados do país com o projeto Rock ao Piano e lotar teatros Brasil afora com o especial dedicado ao Pink Floyd, o pianista curitibano Bruno Hrabovsky chega ao icônico Teatro do Paiol com seu especial dedicado ao Queen, passando por toda a história da banda em releituras feitas exclusivamente com o piano.
Artistas de música sertaneja são convidados a se apresentar no Teatro Universitário de Curitiba (TUC).
(BR, 2024, animação, 8', 12 anos) Direção: Pedro Vilo Um Cabrito que é capaz de criar bolhas de pensamento, trancado em um quarto com poucos, mas significativos objetos, e sem contato com o mundo externo. Um microverso enfadonho numa rotina exaustivamente repetitiva. Uma transmissão insólita que atravessa o cotidiano.
Foi Num Baile Black é uma oficina sobre Dança Preta! Não há Corpo sem Cor e a proposta do artista Salve Samuca quer aprofundar reflexões no que diz respeito o fundamento de práticas de Dança Preta como o Hip Hop e o Passinho, pensando-as como continuidade de movimentos mais antigos como o Samba.
Em clima natalino, a Casa da Leitura Laura Santos propõe uma contação de histórias com o livro Olívia ajuda no Natal (2008), de Ian Falconer.
Em dezembro, para o Clubinho Miguelitos as histórias serão recheadas de afeto e aconchego, celebrando o último encontrinho do ano de 2024.
(BR, 2024, documentário, 83', livre) Direção: Rodrigo Matana Uma incursão na vida e obra do abduzido, pintor e escritor Jairo Pereira. O filme mostra como se processa sua pintura e literatura, ressaltando o meio em que vive, ou seja: o “Território metafísico do Iguaçu” como ele mesmo diz. Dali é que vem a energia pra toda sua criação, pensamento, trabalho. Ideias, muitas ideias no mesmo foco literário e pictórico. Mais que a síntese de um existencial de escritor e artista, vê-s...
Piano em Foco traz a Curitiba a pianista Antonella Franco para um recital de piano com as principais obras de Chopin. O recital oferecerá uma experiência imersiva nas obras de Frédéric Chopin, com um repertório cuidadosamente selecionado que inclui prelúdios, noturnos, polonaises, valsas, estudos e baladas. Reconhecido como o “poeta do piano”, Chopin será interpretado com profundidade e sensibilidade, proporcionando ao público uma jornada musical repleta de emoção e delicadeza. Est...
O PADRE E O BENTO (BR, 2019, dramédia, 16', livre) Direção: Eduardo Calegari O fazendeiro Batista, antes de morrer, declara que quer ser enterrado em sua fazenda e não no cemitério da cidade, confiando esse desejo a Bento, seu humilde capataz e braço direito. No entanto, o Padre, conselheiro da católica esposa de Batista, diz que o correto é enterrar o corpo no cemitério. Bento vai ficar no meio do embate entre a sua consciência e a orientação do padre para sua nova patroa. BOLINHO...
A roda terá como proposta debater as trajetórias das primeiras artistas paranaenses e a atual produção artística de mulheres no estado, refletindo através dos trabalhos das convidadas. Mulheres Arquivadas é um projeto de pesquisa pública que promove debates e produz conteúdo sobre trabalhos de artistas e escritoras mulheres do Paraná. Tem o intuito de aproximar a comunidade das produções feitas por mulheres na cidade de Curitiba. Oferece oficinas, rodas de leitura, falas abertas e en...
A palhaça Provisória, radiante com suas novas comprinhas, descobre surpresas inesperadas escondidas entre seus "achadinhos". Enquanto desvenda mistérios escondidos nas embalagens, ela pergunta de onde voam e para onde correm os produtos, em uma aventura completamente maluca e inesperada. Em meio a reflexões sobre sustentabilidade, hábitos de consumo e pérolas de filosofia palhacística, Provisória se depara com desafios e surpresas. Música, magia e maluquices! Quem diria que uma comprinh...
Mahmundi vem a Curitiba para realizar o show de encerramento da temporada 2024 do Brasis no Paiol. Cantora, compositora, produtora musical e instrumentista, Mahmundi se estabeleceu como uma das grandes artistas da sua geração e um dos nomes mais promissores da música brasileira.
Siamese convida para estar pela primeira vez em Curitiba a artista BIXARTE cantora, rapper e atriz. A sonoridade e a proposta artística de Bixarte conversa diretamente com a identidade de Siamese, ambas são pioneiras enquanto propostas inovadoras, sociais e culturais em suas cidades, além de compartilharem particularidades semelhantes na promoção e inclusão da diversidade e o respeito pelas diferenças.
Siamese convida para estar pela primeira vez em Curitiba a artista BIXARTE cantora, rapper e atriz, que em 2018 fez sua primeira aparição no mundo da música com o Ep "Revolução ". Em 2019 ela lançou sua mixtape faces, produzido por beatmakers Paraibanos. A sonoridade e a proposta artística de Bixarte conversa diretamente com a identidade de Siamese, ambas são pioneiras enquanto propostas inovadoras, sociais e culturais em suas cidades, além de compartilharem particularidades semelhantes...
Com Ricardo Nolasco na direção de cena e ao lado da banda que o acompanha desde o início do processo, Lu recebe a cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares. Voa Noite é resultado de um processo de concepção, gravação e finalização dilatado no tempo e vem ao mundo após Lu lançar quatro trabalhos inéditos nos últimos quatro anos. Dentre dezenas de canções feitas no período, dez foram selecionadas para representar esta fase da carreira.
Lu Faccini apresenta seu o novo show Voa Noite, com participação especial de Juliana Linhares. Voa Noite é resultado de um processo de concepção, gravação e finalização dilatado no tempo e vem ao mundo após Lu lançar quatro trabalhos inéditos nos últimos quatro anos. Dentre dezenas de canções feitas no período, dez foram selecionadas para representar esta fase da carreira. O repertório apresenta uma gama variada de temáticas, ritmos e sonoridades, a exemplo da mistura de milong...
A Casa da Leitura Osman Lins apresenta uma contação desta fábula de Paul Auster, que coloca em cheque conceitos e sentimentos acerca do que seria roubar, doar, ter ou imaginar, tudo encenado pela aura da época do Natal, ainda que de forma inovadora e irreverente.
OUTROS ABRIGOS (2024, 20') Direção: Thiago Cardoso Acompanha as vidas de Adriano, Elton Louis, Felipe, Leandro, Moisés e Vitor, seis amigos que, além de sonhos em comum, compartilham o fato de terem passado boa parte de sua juventude em casas de acolhimento. A ARANHA MARROM (BR, 2024, ficção, 15', 16 anos) Direção: Raphael de Jesus A Aranha-Marrom", Lydia, uma jovem recém-chegada a Curitiba, enfrenta o isolamento da pandemia de COVID-19 em um inverno rigoroso e um pequeno ap...
OUTROS ABRIGOS (2024, 20') Direção: Thiago Cardoso Acompanha as vidas de Adriano, Elton Louis, Felipe, Leandro, Moisés e Vitor, seis amigos que, além de sonhos em comum, compartilham o fato de terem passado boa parte de sua juventude em casas de acolhimento. A ARANHA MARROM (BR, 2024, ficção, 15', 16 anos) Direção: Raphael de Jesus A Aranha-Marrom", Lydia, uma jovem recém-chegada a Curitiba, enfrenta o isolamento da pandemia de COVID-19 em um inverno rigoroso e um pequeno apartamento n...
As férias permitem um tempo maior para nos dedicarmos aos livros. Mas e se, além de lermos, os devorássemos? Entenda melhor com a Contação de Histórias do livro O Rei da fome, de Marilda Castanha.
As provas públicas de Laboratório de Montagem I do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná, são apresentações dos trabalhos de montagem cênica, realizados como pré-requisito para a conclusão da disciplina. As provas se articulam como processos artísticos desenvolvidos com base na linguagem teatral.
Guarany - Histórias do Circo dos Pretos de Mariana Gabriel é uma série, transformada em longa, que resgata a história do Circo Teatro Guarany, fundado por João Alves, homem negro filho de mãe escravizada: No picadeiro do pai, Maria Eliza interpretava o Palhaço Xamego, personagem que a acompanhou até a velhice. A artista, que já fazia seu clown nos anos 1940, foi uma pioneira na palhaçaria feminina no Brasil. Mariana Gabriel, neta de Maria Eliza, é a diretora dessa série: é ela quem ...
Todos os sábados, encontros nos quais os contadores de histórias do programa Curitiba Lê apresentam narrativas populares, contos clássicos e obras contemporâneas da literatura infantil e infantojuvenil
TEMPESTADES D'ALMA (The Mortal Storm, EUA, 1940, drama, 100', 14 anos) Direção: Frank Borzage Vivendo numa pequena cidade dos Alpes alemães, o professor universitário Viktor Roth e sua família “não ariana” são surpreendidos com a ascensão de Hitler ao poder, o que começa a provocar a separação de todos da família.
A ÚLTIMA VIAGEM DE KAFKA (Áustria, 2024, documentário, 75', 12 anos) Direção: Hans-Gerd Koch e Clemens Schmiedbauer Kafka já sabe de sua doença quando, em Berlim, conhece Dora Diamant, sua última parceira que se tornará sua dedicada cuidadora. No início de 1924, viaja para a Áustria para se tratar num sanatório na zona rural. Lá, pela gravidade de sua situação de tuberculose laríngea, Dora o remove para a clínica da universidade. Insatisfeito com a aspereza do tratamento, deixa ...
A épica de um robô – a unidade ROZZUM 7134, “Roz” – que naufraga em uma ilha desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil, construindo pouco a pouco relacionamentos com os animais nativos, e até adotando um filhotinho de ganso órfão.
Nadi é uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Porém, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso, com o intuito de ganhar popularidade para sua candidatura de presidente do senado. Um mal entendido leva David a fugir e viver algumas aventuras, consequentemente Nadi tem que decidir entre ficar com a sua cidadania ou avisar da fuga às autoridades.
Um conto de amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que recarrega seu espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável que atravessa o oceano. O humilde pescador João se afastou do mundo após uma tragédia, mas quando ele descobre um pinguim à deriva sozinho no oceano, encharcado de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para desespero de sua esposa, ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida do pássaro o colocando sob suas asas e o...
Recital de poemas e lançamento do livro "Protagonismo do absurdo & outros poemas" de Rafael Walter.
Lançamento do livro "Poemas de uma boca suja", de autoria da jornalista e escritora Márcia Pfleger, publicado pela Editora Patuá. O evento pretende reunir escritores, poetas e amantes da poesia, com bate-papo entre a autora e o público presente. O livro foi um dos selecionados no edital da Editora Patuá, para ser publicado e lançado durante a FLIP 2024 - Festival de Literatura Internacional de Paraty. Depois da FLIP, o lançamento será feito em Curitiba e a Feira do Poeta é o lugar ideal...
Esse show foi concebido em 2019, quando o grupo concretizou um desejo de explorar o universo das composições de Hermeto Pascoal e apresentá-las sob uma estética armorial, abrindo harmonias, sobrepondo melodias e inserindo nosso instrumental e sonoridades característicos.
Cadastre seu e-mail e receba novidades da Fundação Cultural de Curitiba.