Agenda
PAN CINEMA – FOCO JAPÃO
PAN CINEMA – FOCO JAPÃO
Classificação livre para toda a mostra
O Pan-Cinema – Curitiba Int’l Exp Film Festival chega à sua terceira edição consolidando-se como um espaço dedicado à difusão e celebração do cinema experimental
contemporâneo. Em 2025, o Pan-Cinema se volta à produção experimental japonesa com a Mostra Foco: Japão, trazendo ao Brasil o aclamado cineasta Takashi Makino e uma curadoria especial de curtas realizada por Tetsuya Maruyama, pesquisador e curador residente no Rio de Janeiro. A programação inclui exibições de filmes, oficinas, masterclasses e debates, com todas as atividades gratuitas.
A terceira edição do Pan-Cinema – Curitiba Int’l Exp Film Festival propõe um mergulho sensorial e filosófico na produção experimental contemporânea do Japão. Em 2025, sob o título Foco: Japão, o festival convida o público a atravessar universos imagéticos que exploram as fronteiras entre o visível e o invisível, o som e o silêncio, o tempo e a memória. A presença do cineasta Takashi Makino é um dos pilares desta edição. Referência mundial no campo do cinema experimental, Makino constrói filmes imersivos que operam como experiências sinestésicas. Seus trabalhos em 16mm, frequentemente compostos por múltiplas camadas visuais e sonoras, conduzem o espectador a estados meditativos. Obras como Memento Stella, On Generation and Corruption e seus filmes em 3D revelam um cinema que se aproxima da música e da meditação, desafiando a narrativa linear em favor de fluxos de imagem em constante mutação. Ao lado de Makino, o festival apresenta uma seleção de curtas-metragens curada por Tetsuya Maruyama, pesquisador e programador radicado no Brasil. Essa mostra, intitulada Essencialmente Sem Essência, traça um panorama da cena experimental japonesa atual, reunindo artistas de diferentes gerações e abordagens. Os filmes propõem um olhar introspectivo sobre o corpo, o cotidiano e os estados de transformação, por meio de recursos como a colagem, o diário fílmico, a abstração óptica e o uso político da linguagem audiovisual.
Destaca-se também o programa dedicado à artista Rei Hayama, cujo trabalho é atravessado por uma profunda escuta da natureza e dos seres não humanos. Seus filmes compõem um cinema do sensível, onde o gesto de filmar se transforma em ritual de escuta e de coexistência. O programa Their Birds reúne obras que lidam com a fragilidade da percepção, a delicadeza do tempo e a interdependência entre humanos, animais e paisagens. Ao reunir essas vozes, o Pan-Cinema 2025 constrói um espaço de encontro entre diferentes modos de ver, ouvir e imaginar. Mais do que apresentar filmes, o festival convida à experiência, uma travessia onde o cinema se reinventa como linguagem poética, política e sensorial.
Curadoria geral: Ligia M Teixeira e Francisco B Gusso.
Acompanhe a programação completa e atualizações pelo Instagram: @pan.cinema
Dia 31, 19h - Programa Diretor Takashi Makino: Novos Filmes
Curadoria: Ligia M Teixeira e Francisco B Gusso
MICROCOSMOS (2022, 9')
ANTI-COSMOS (2022, 15')
CONSTELLATION (2025, 23')
IMAGINATION (2025, 34')
Dia 1º de agosto, 16h - Programa Diretora Rei Hayama: Their Birds
Curadoria: Ligia M Teixeira e Francisco B Gusso
EMBLEM (2012, 15')
SOME SMALLNESS COMING FROM LAND (2015, 25')
THEIR BIRD (2010-2012, 13')
ON THE COLLINEAR AND REFLECTED ON THE WATER (2018, 4')
19h - Programa curtas-metragens contemporâneos - Essencialmente sem essência: Imagens contemporâneas situadas no Japão
Curadoria de Tetsuya Maruyama
Emprestado de uma frase do livro Cinema Expanded, de Jonathan Walley, o título ""Essencialmente sem Essência"" aborda um modo transgressivo inerente à experiência-cinema. Experimentar o cinema sem saber aonde chegar. Isso não é cinema experimental, porque sabemos o que queremos. O cinema não tem uma única essência definida, mas engloba todas as essências que existem neste mundo. Um ser mutante. Uma imigrante. Uma viva-sereia.
É possível notar que a vida cotidiana é a fonte principal da série de trabalhos apresentados aqui. Não existe uma única questão central, mas inúmeras questões, assim como as incontáveis maneiras com as quais enfrentamos nossa própria vida. É inevitável, portanto, que os interesses de cada autor(a) se distingam em tamanha oscilação. O que move a vida? Talvez seja necessário não ter A questão central na curadoria, e, a partir disso, surgem vários problemas que levantam questões em vez de ilustrar uma única teoria.
TRANSPARENTE, EU SOU (2020, 11’) Direção: Yuri Muraoka
SIGNIFY ( 2019, 6’) Direção: Ryo Ishikawa
13 ( 2020, 10’) Direção: Shinya Isobe
IN THE ROOM (2014, 8’) Direção: Yuka Sato
SILENT PASSENGERS (2013, 15’) Direção: Hirofumi Nakamoto
ACUMULO DE OLHARES #1 (2019, 14’) Direção: Sakura Kondo
ABURIDASHI (2022, 9’) Direção: Nonoho Suzuki
Dia 2 de agosto, 9h - Masterclass com Takashi Makino sobre processos cinematográficos contemporâneos do Japão. Makino é professor na é professor de cinema na Universidade de Nihon, em Tóquio e do curso de mestrado da Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastian, na Espanha.
19h - Programa Takashi Makino: Obras-Primas em 3D
Curadoria: Ligia M Teixeira e Francisco B Gusso
STILL IN COSMOSs (2008, 17')
CINEMA CONCRET (2015, 24')
ON GENERATION AND CORRUPTION (2016, 26') com performance Space Noise 3D (25')
Dia 3, 18h30 - Programa diretor Takashi Makino
Curadoria: Ligia M Teixeira e Francisco B Gusso
100 YEARS (2025, 30’)
MEMENTO STELLA (2018, 60’) com performance musical ao vivo de Takashi Makino
Ingresso: Gratuito
Data(s): 31/07/2025 a 03/08/2025 - 6ª feira e sábado
Horário(s): Dia 31 (19h) 1º de agosto (16h e 19h), 2 (9h e 19h) e 3 (18h30)
Público Dirigido: não
Classificação: Livre
Espaço Cultural:
avise-me na véspera imprimir voltar
- CINE PASSEIO
- HALLOWEEN NA GIBITECA
- Debate: Quadrinhos e Pesquisa
- Exposição e Lançamento dos quadrinhos do Edital da Gibiteca
- Guairacá e a Representação Indígena na Obra de João Turin - Visita Guiada
- CHUVA
- Visitas Guiadas no Memorial Paranista
- O Lugar Antes de Mim – Megafauna
- Contém Ingredientes de Verdade
- Amboae Superagui: Rumos de Coexistir
- Mediações e oficinas para grupos no Memorial Paranista
- CURSO Cerâmica
- CURSO: A HISTÓRIA DAS MULHERES NA ARTE
- Laboratório Livre de Cerâmica Utilitária e Artística no Memorial Paranista
- Marcas dos Ateliês