Agenda
Palestras e Oficina do Projeto “DÁ PRA VIVER DE ARTE?”
"Palestras e Oficina do Projeto “DÁ PRA VIVER DE ARTE?” – SEXTA 08 AGO e SÁBADO 09 AGO 2025
Ao longo de 3 meses, 11 artistas da nova cena curitibana compartilharam uma mentoria para responder a essa pergunta enquanto desenvolveram estratégias para seus projetos autorais. Agora chegou a hora de expandir conexões e aprofundar temas como acessibilidade, engajamento de público e circulação de shows no mercado musical em um evento com apresentação de cases, workshop e palestras totalmente gratuito e aberto a todes!
CONFIRA E PARTICIPE!
1. Oficina: PRODUÇÃO MUSICAL PARA SURDOS - MODOS DE ACESSAR
Três artistas surdos do coletivo Fluindo Libras apresentam práticas, tecnologias e sensibilidades que podem transformar efetivamente experiências musicais acessíveis para pessoas surdas. Nessa oficina vamos abordar aspectos da experiência surda com a música, produção musical para surdos, traduções artísticas em clipes e shows, formação de público surdo em shows e festivais, além de estratégias para planejamento, produção e mediação que podem ser aplicadas a projetos de música que se pretendem equitativos.
Ministrantes:
Gabriela Grigolom Silva é atriz, poeta, slammer e diretora teatral. É a primeira mulher surda graduada em Artes Cênicas pela UNESPAR. Há 7 anos faz parte do coletivo de produção e arte surda Fluindo Libras.
Rafaela Hoebel é atriz e produtora de elenco. Também trabalha como professora de Libras em universidades, cursos livres, cursos de formação de tradutores-intérpretes de Libras. Realiza assessoria linguística, revisão de tradução e tradução-atuação em Libras de diversos conteúdos como espetáculos teatrais, filmes, videoclipes e músicas e aulas de ensino à distância (EAD). Faz parte do coletivo Fluindo Libras desde sua fundação.
Gustavo Moura é produtor cultural de arte surda na Fluindo Libras, ator, e tradutor artístico, atua na formação de público surdo em eventos culturais.
Nesta rodada, artistas participantes do Laboratório de Acompanhamento de Carreiras Musicais apresentam seus projetos desenvolvidos durante a mentoria coletiva e recebem feedbacks das convidadas nacionais: Lio e Lívia Milhomem. Para o público geral é uma oportunidade de conhecer a nova cena curitibana e ouvir dicas das convidadas sobre o mercado da música.
Conheça o trabalho artístico de cada participante:
Andréia Zanella @aandreiazanella
Ardlez @ardlez
BEA @bea.oliveir_
Bruna Thimoteo @brunathimoteo_
Jaiussa @jaiussaa
Juliana Gatto @juligatto.art
KAMIK4ZE @kamik4ze.kamik4ze
Maíra Carvalho @mairacarvalhooficial
Vic Wendler @vic_wendler
VIKTOR @sou.viktor
Vini Sant @euvinisant
3. Painel: VENDA E CIRCULAÇÃO DE SHOWS INDEPENDENTE
Como viabilizar uma carreira musical fora dos grandes circuitos? Este painel conduzido pela produtora Lívia Milhomem (Agência LETS GIG e Banda Tuyo) discute caminhos possíveis para artistas independentes venderem seus shows e ampliarem sua presença em festivais e turnês através de estratégias de booking, tour management, mapeamento de oportunidades e construção de redes. Uma conversa essencial para quem busca sustentabilidade e autonomia na cena musical contemporânea.
Ministrante:
Lívia Milhomem é formada em Produção Cultural pela FMU. Começou sua carreira em 2008 na produção da trupe O Teatro Mágico. Integrou o time da Agência Pessoa Produtora, com os artistas Marcelo Jeneci, Ana Cañas e O Terno. Também trabalhou com A Banda Mais Bonita da Cidade como booker, produtora executiva e de estrada. Atualmente é coordenadora da equipe de produção da Agência LETS GIG (São Paulo) e atende os artistas Luedji Luna, Banda Uó, Fat Family, Tuyo, Marcelo Jeneci, FBC, Mateus Carrilho, Fabiana Cozza, Rico Dalasam, Zudizilla, Maria Esmeralda, Pastoras do Rosário, Lucas Pretti, Mel, Eddu Porto e Lucas Santtana. Além de atuar como produtora executiva e de campo da Banda Tuyo.
4. Painel: ENGAJAMENTO E RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO
Como construir uma relação autêntica e duradoura com quem te escuta? Neste painel, Lio, da banda Tuyo, compartilha as estratégias — e afetos — que tornam o público parte ativa de um projeto artístico. A partir da própria experiência com a Tuyo, referência em conexão com a audiência, a artista reflete sobre práticas de fidelização e comunidade. Mais do que números, engajar é criar espaços de encontro real!
Ministrante:
Lio é idealizadora, cantora, compositora e diretora musical da banda Tuyo, indicada ao Grammy Latino 2021 e vencedora do Prêmio Multishow com a faixa ""Sonho da Lay"". Com passagens por festivais como SXSW (EUA), Primavera Sound Pro Barcelona (ES), Meca Inhotim (MG), Queremos (RJ), Nômade (SP), Bananada (GO), Se Rasgum (PA) e Rec-Beat (PE). Já colaborou com artistas como Anelis Assumpção como backing vocal, direção vocal para Bruna Mendez e como compositora em parcerias com Felipe Flip, Siamese e 1Lumi.
Ingresso: Gratuito *com inscrições
Data(s): 08/08/2025 a 09/08/2025 - 6ª feira e sábado
Horário(s): 08/08 - 18h-21h e 09/08/2025 - Das 9h às 12h45
Público Dirigido: não
Classificação: 13 Anos
Espaço Cultural:
Conservatório de MPB de Curitiba
avise-me na véspera imprimir voltar- CINE PASSEIO
- HALLOWEEN NA GIBITECA
- Debate: Quadrinhos e Pesquisa
- Exposição e Lançamento dos quadrinhos do Edital da Gibiteca
- Guairacá e a Representação Indígena na Obra de João Turin - Visita Guiada
- CHUVA
- Visitas Guiadas no Memorial Paranista
- O Lugar Antes de Mim – Megafauna
- Mediações e oficinas para grupos no Memorial Paranista
- CURSO Cerâmica
- CURSO: A HISTÓRIA DAS MULHERES NA ARTE
- Laboratório Livre de Cerâmica Utilitária e Artística no Memorial Paranista
- Marcas dos Ateliês
- 100 anos de Dalton em Traços
- Margens de Si