MOSTRA CINEMATECA 50 ANOS – GERAÇÃO CINEMATECA

GERAÇÃO CINEMATECA
(2022, 22') Dir: Miriam Karam
O documentário conta a história da criação da cinemateca, um espaço que exerceu um poder enorme de atração sobre um grupo de jovens desde que foi criada em 1975 pelo cineasta e escritor Valêncio Xavier. É da história desse amor ao cinema que o documentário Geração Cinemateca fala. Inaugurada em 1975, a Cinemateca de Curitiba funcionava no Museu Guido Viaro, no Largo da Ordem, e foi a responsável pela formação de uma geração de realizadores cinematográficos locais que atuam até hoje, dando cara ao cinema paranaense.

O FOGUETE ZÉ CARNEIRO
(BR, 1983, animação, 10’) Direção: Berenice Mendes
Duas crianças encontram um cofre em forma de foguete. A curiosidade deflagra um processo em que fantasia e realidade se misturam, deslocando o foguete para uma viagem à Lua, onde os meninos vivem várias aventuras.

VÍTIMAS DA VITÓRIA
(BR, 1994, drama, 21’) Dir: Berenice Mendes
Em 1894, o levante federalista no sul do país enfrenta a resistência dos habitantes de Lapa, no Paraná." (FICMSP/5) "A saga dos federalistas detidos pela coragem do povo lapeano e o martírio do Barão do Serro Azul, fuzilado sumariamente na Serra do Mar, constitui o núcleo dramático do filme, que recupera dessa forma, um momento importante e por vezes esquecido do passado do Paraná."

O MUNDO PERDIDO DE KOZAK
(BR, 1988, documentário 15’), Dir: Fernando Severo
A vida e obra de Vladimir Kozák, tcheco naturalizado brasileiro que morou em Curitiba por mais de 40 anos. Ao morrer, em 1979, deixou vasto acervo de obras, realizadas em sua maior parte com recursos próprios e praticamente desconhecidas do público. Seu trabalho, de enorme valor antropológico e etnográfico, compreende filmes, fotos, pinturas, desenhos, esculturas e escritos - abrangendo diversos aspectos da realidade brasileira.

A DEUS MENINO
(Brasil, Beto Carminati, 2000, 18’)
Uma imagem de menino Jesus, fundida em ouro maciço, é roubada do interior de uma igreja na cidade de Curitiba. Uma investigação é deflagrada em vários bairros da periferia. Os autores do furto, planejam vender a imagem e melhorar suas condições de vida. Mas a atuação dos homens que investigam vai mudar o rumo da história, numa direção ao mesmo tempo trágica, irônica e surpreendente.

Ingresso: Gratuito

Data(s): 08/05/2025

Horário(s): 19h

Público Dirigido: não

Classificação: 14 anos

Espaço Cultural:

Cinemateca de Curitiba

Núcleo Regional: Regional Matriz

avise-me na véspera

Compartilhe:

imprimir voltar