04.12.2019Atores cegos encenam peça no Portão Cultural

Quatro atores com diferentes graus de deficiência visual e um cão-guia estão no elenco da peça É, uma das atrações do II Encontro Para Todos: O Poder Transformador da Arte, que começa nesta quinta-feira (5/12), no Portão Cultural.

Encenada pelo grupo Pés no Chão, a peça começa às 20h e se inspira no romance Ensaio Sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago. Fazem parte do elenco os atores Luiz Guilherme Colaço, Luís Gustavo Moreira de Andrade e Davyd Vinícius, que são cegos, e Juliana Luccas dos Santos, com baixa visão. O cão-guia Amora também estará no espetáculo.

Curtindo e fazendo arte
Promovido pelo Centro Estadual de Capacitação Guido Viaro (Ceca) – que tem dez alunos com diferentes graus de deficiência visual e dois surdos – o II Encontro Para Todos é uma mostra de teatro e cinema com recursos de acessibilidade. O evento coincide com a semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).

“Os alunos do Ceca são apreciadores e também protagonistas da arte, pela primeira vez neste Encontro”, diz a professora Diele Pedrozo Santo, idealizadora e coordenadora do Projeto Ver Com as Mãos, que apoia o evento.

Uma exposição de cerâmicas e outra de fotos adaptadas também integram a mostra. A Prefeitura é parceira da entidade na realização do encontro, que tem entrada franca.

Programação variada e acessível
Durante dois dias, alunos do Ceca estarão divididos entre o palco e a plateia de quatro peças, três filmes e um debate sobre inclusão e acessibilidade, representada pela oferta de audiodescrição, legendagem e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Resultado dos cursos livres do centro de artes que contam com a oferta destes recursos, as peças Malala, Tempestade, Colégio e É serão encenadas nesta quinta, no auditório Antônio Carlos Kraide. As duas primeiras terão audiodescrição e as duas últimas, além deste recurso, também tradução para Libras.

Na sexta, no Cine Guarani, serão exibidos um curta-metragem e um documentário. Este também será o dia do debate com Felipe Mianes, que tem deficiência visual e está no documentário Todos, que que aborda as diferenças entre as pessoas. O debate acontecerá entre exibições.

Este filme e o bate-papo contarão com audiodescrição e tradução em Libras. Já o curta A Morte do Funcionário terá apenas audiodescrição.

Encontro Para Todos: O Poder Transformador da Arte

Quinta-feira (5/12)
Espetáculos teatrais
Local: Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430)