Notícias

18.12.2020Na véspera da entrega simbólica, Memorial Paranista recebe mais uma escultura

O prefeito Rafael Greca acompanhou, na manhã desta sexta-feira (18/12), a instalação da escultura Guairacá – a última das 12 peças de bronze esculpidas por João Turin e que integram o projeto do Jardim das Esculturas do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço. Com 400 quilos e 3 metros de altura, a obra fica na entrada principal do espaço verde, na Rua Professor Nilo Brandão, e dá as boas-vindas a frequentadores e turistas.

“Estamos revitalizando o Parque São Lourenço e colocando à disposição do público, como queria Turin há mais de 70 anos, a sua obra – parte importante do imenso patrimônio cultural de Curitiba. O acervo fica junto ao Rio Belém e, como esta escultura em tamanho colossal, foi fundido no Instituto de Belas Artes da Califórnia, nos Estados Unidos”, disse o prefeito, referindo-se à escultura do índio Guairacá.

Homenagem

A entrega simbólica do espaço será neste sábado (19/12) mas todo o complexo cultural – que inclui teatro, galeria de arte, ateliês de escultura e cerâmica, biblioteca, memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná e capela votiva às vítimas de covid-19 com a Pietá de João Turin – estará pronto para os 328 anos de Curitiba, em 29 de março. “A ideia, agora, é homenagear o Paraná pelos seus 167 anos de emancipação política”, observou o prefeito.

Fazem parte do Jardim das Esculturas do Memorial Paranista peças em grandes proporções de Turin que foram adquiridas pelo município: Índio Guairacá II, Homem Pinheiro, Marumbi, Pedagogia, Índio Guairacá I, Caridade, Onça Brincando com Filhote, Onças Brincando, Onça Espreita II, Fundação de Curitiba, Onça Espreita I e Onça Descansando. Todas são de bronze. “Marumbi” é a maior delas, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 quilos.

Entorno revitalizado e novidades

Próximo à entrada do parque, Greca destacou a pavimentação da Rua Santa Rita Durão. “A Prefeitura também está requalificando o entorno do parque. Como esta via, todas as ruas de Curitiba estão no coração do prefeito”, disse. Greca também anunciou que em sua terceira gestão, a partir de janeiro, fará mais dois parques: um para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil (2022) e outro pelos 330 anos da fundação de Curitiba (2023).

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Guilherme Klock, responsável pelo projeto do Memorial, também acompanharam a instalação da obra.