Notícias

01.11.2023Monumentos históricos controversos serão tema de palestras no Cine Passeio em Curitiba

Os debates, contestações e polêmicas que envolvem monumentos que celebram personagens controversos da história brasileira e mundial serão temas de duas palestras na próxima terça-feira (7/11), às 14h30, no Cine Passeio.

O professor da PUC-Campinas, Lindener Pareto, fará a palestra "Monumentos à Barbárie: Breves Notas sobre a Trajetória de um Conceito". O historiador apresentará um panorama crítico da construção, consolidação e celebração de estátuas e monumentos nos espaços públicos urbanos desde o século 19.

Outro convidado para tratar do assunto é o professor e diretor do Museu do Ipiranga (SP), Paulo César Garcez Marins, que falará especificamente sobre “Representações bandeirantes: memória, história e politização dos espaços públicos”, em que apresenta a figura dos bandeirantes no processo de revisão histórica sobre suas representações nos livros e nos monumentos.

Lindener Pareto é membro do Grupo de Pesquisa "Políticas de Memória, Arte e Patrimônio", da Unicamp, e atua nas áreas de História do Brasil, História da Arquitetura e do Urbanismo, História Urbana, História e Patrimônio Cultural e História Pública. Desde janeiro de 2021 é mediador e apresentador do "Provocação Histórica", projeto de História Pública para divulgação científica a partir de conversas, debates e entrevistas com historiadoras e historiadores do Brasil.

Paulo César Garcez Marins atua principalmente nos seguintes temas: museus de história, história cultural, história urbana, história da arquitetura no Brasil, identificação e gestão do patrimônio cultural. É curador do Museu do Ipiranga e do Museu Paulista da USP. É orientador nos programas de pós-graduação em Museologia e em Arquitetura e Urbanismo da USP. Desenvolve pesquisas sobre representações artísticas do passado brasileiro em acervos de museus, bem como sobre políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil.

Ciclo de Patrimônio
As palestras fazem parte do Ciclo de Patrimônio Cultural, que vem sendo realizado desde setembro pela Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba. As quatro últimas serão realizadas na próxima semana, nos dias 7 e 9. Na quinta-feira, às 9h, no Teatro do Memorial de Curitiba, estarão em debate os temas “A arquitetura da imigração italiana no Brasil, com o arquiteto gaúcho Júlio Posenato, e “Casa dos Gerânios: desafios e descobertas do processo de restauração”, com a arquiteta e urbanista paranaense Letícia Nardi.

O ciclo reúne professores e especialistas da área de patrimônio do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cujos trabalhos são reconhecidos nacionalmente. Os temas envolvem patrimônio material e imaterial, sempre tendo como pano de fundo a cidade e suas relações com a preservação.

Serviço: Ciclo de Patrimônio Cultural
Terça-feira (7/11), às 14h30
Local: Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 – Centro
Lindener Pareto Júnior
Monumentos à Barbárie: breves notas sobre a trajetória de um conceito
Paulo César Garcez Marins
Representações bandeirantes: memória, história e politização dos espaços públicos
Entrada gratuita

Quinta-feira (9/11), às 9h
Local: Teatro do Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Júlio Posenato
A arquitetura da imigração italiana no Brasil
Letícia Nardi
Casa dos Gerânios: desafios e descobertas do processo de restauração
Entrada gratuita

Compartilhe:

imprimir voltar