30.07.2021Memorial de Curitiba vai reabrir com cobertura revitalizada

Quando for reaberto para visitação pública, ainda sem data anunciada, o Memorial de Curitiba estará com a cobertura de vidro transparente renovada. A empresa contratada, a H. Nunes Materiais de Construções, tem até o fim de outubro para concluir o serviço no espaço cultural, que foi construído no Largo da Ordem para marcar a então recente passagem dos 300 anos de fundação da cidade.

Inaugurado há 25 anos, no fim da primeira gestão do prefeito Rafael Greca, é a primeira vez que o local passa por esse tipo de manutenção. Lá funcionam o espaço de eventos Praça Iguaçu, o Teatro Londrina, salas para mostras de artes visuais e um mirante.

O Memorial também abriga exposições permanentes e obras de arte relacionadas à história da cidade e, como resultado de seu projeto arquitetônico moderno, contrasta com o casario centenário do entorno.

Intervenção na pandemia
O trabalho de revitalização começou no primeiro semestre, aproveitando o fechamento temporário do local em decorrência das medidas sanitárias de controle do novo coronavírus. Estão sendo substituídas as borrachas e o silicone que vedam os cerca de 1.200 metros quadrados de cobertura, além dos vidros trincados ou quebrados.

“Fazendo essas correções, termina o problema de infiltração de água da chuva”, conta o engenheiro Carlos Provin, da Fundação Cultural de Curitiba. O valor da obra é de R$ 808 mil, pagos com recursos do órgão.

Fonte: FCC