18.06.2019Fundação Cultural é tema de aula no Parque Histórico Vilinha

A história de Curitiba, dos seus primeiros colonizadores, a fundação da cidade e a lenda de Tindiquera, o cacique dos indígenas Tinguis. Estes e outros temas são apresentados pela equipe da Fundação Cultural de Curitiba, em visitas orientadas oferecidas gratuitamente no Parque Histórico, no Bairro Alto.

É uma aula especial, num cenário natural, que guarda a memória da criação da cidade, no local onde se fixaram os primeiros colonizadores portugueses, muito antes da data oficial de fundação da cidade, em 1693. A atividade é voltada a estudantes de escolas públicas e privadas, mediante agendamento prévio.

Além da aula de campo os estudantes visitam o Centro Cultural Vilinha, espaço dentro do parque onde são oferecidas aulas de teclado, violão, história em quadrinhos, teatro, pintura e desenho e kung fu, entre outras atividades.

É uma forma diferenciada para as crianças aprenderem aproveitando elementos e espaço histórico”, diz Andréia Menezes, responsável pelo Centro Cultural Vilinha.

Estudantes da turma do 3º ano da Escola Municipal Araucária participaram e aprovaram a visita guiada. “Aprendi que os portugueses saíram de Paranaguá em busca de ouro e chegaram à Vilinha”, disse o estudante Juan Carlos Mormul, 8 anos.

“Eu gostei muito porque a aula foi no meio das árvores, com natureza para ajudar a gente a aprender”, disse Mariana Dal Negro, 9 anos.
Cacique Tindiquera

Depois da conversa histórica, em torno da estátua do Cacique Tindiquera, esculpida e pelo artista Elvo Benito Damo, os estudantes assistiram a apresentação do espetáculo Vario, produzido por meio de recurso da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, na categoria Mecenato.

Serviço:
Para participar de uma visita orientada basta fazer o agendamento, gratuito, pelo email arteeculturaboavista@fcc.curitiba.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3313 5688 /3313 5685.

Fonte: Prefeitura de Curitiba