Patrimônio Cultural
Notícias
31.05.2023Escola do Patrimônio de Curitiba abre inscrições para curso de conservação de obras em papel
A Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba está com inscrições abertas para o curso Introdução à Conservação de Obras em Papel, que acontecerá de 12 a 23 de junho. O curso gratuito ensinará os participantes sobre a conservação de obras em papel, sejam elas acervos particulares e públicos, de todos os tamanhos. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de junho.
Durante as dez aulas presenciais, ministradas pelas conservadoras-restauradoras Adriana do Rocio Honório e Jessica Petri, serão abordados conceitos essenciais para a conservação adequada de obras em papel, como livros, desenhos, pinturas, colagens e fotografias de importância histórica ou sentimental.
O curso é destinado a colecionadores, conservadores, restauradores, museólogos, historiadores, galeristas, estudantes com interesse em acervos particulares, funcionários de bibliotecas e arquivos (públicos e privados) e pessoas interessadas no tema.
As aulas serão divididas entre teoria e prática, incluindo visitas guiadas e estudos de caso para complementar a capacitação dos participantes. Durante o curso, os alunos terão a oportunidade de acompanhar a restauração de uma obra em aquarela e nanquim do artista curitibano Poty Lazzarotto, datada de 1993.
O projeto, feito numa parceria entre Flutua Produções, Canô Produções e Atelier Petri, é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura.
As orientadoras do curso são especialistas na área. Jessica Petri possui graduação em Artes Visuais, especialização em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos e experiência em restauro de papel. Adriana do Rocio Honório é graduada em Artes Visuais, especializada em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos, com ampla experiência em obras de imaginária, telas e arquitetura.
Curso de Introdução à Conservação de Papel
De 12 a 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 (presencial)
Escola de Patrimônio (R. Kellers, 63, Curitiba/PR)
Inscrições gratuitas
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 17/11/2023 - Historiador lança guia de visitação à Catedral Basílica de Curitiba
- 01/11/2023 - Monumentos históricos controversos serão tema de palestras no Cine Passeio em Curitiba
- 31/10/2023 - Eleitos membros do Conselho do Patrimônio Cultural gestão 2023-2025
- 23/10/2023 - Conselho de Patrimônio Cultural terá eleições para comunidade acadêmica e sociedade civil
- 31/05/2023 - Escola do Patrimônio de Curitiba abre inscrições para curso de conservação de obras em papel
- 12/05/2023 - Memorial Paranista: dois anos, 100 mil visitantes e cenário de filme
- 12/05/2023 - Esculturas e novos talentos nascem no Ateliê do Memorial Paranista de Curitiba
- 28/04/2023 - Mirante Marumbi, no topo do Memorial de Curitiba, tem vista privilegiada para o Centro Histórico
- 24/04/2023 - Identidade artística do Estado ganha destaque na exposição Paranismo em Curitiba
- 16/03/2023 - Acervo da Casa da Memória preserva a história de 330 anos de Curitiba