Notícias

18.09.2019Catatroll e Homem do Farolete saem em cortejo pelo Sítio Cercado e Boqueirão

Bonecos com mais de três metros de altura, criados por crianças inspiradas em histórias emblemáticas da cidade, vão movimentar as ruas do Sítio Cercado e Boqueirão nesta sexta-feira (20/9). A ação faz parte do Projeto Encontro de Gigantes que acontece durante duas semanas com estudantes das escolas municipais Dona Lulu e Wenceslau Braz.

Ao som da Banda Lyra Curitibana e da banda mirim das escolas e com a alegria e a presença dos criadores dos personagens enormes, a comunidade poderá participar do cortejo dos bonecos pelas ruas dos bairros. Os personagens Rio Belém, acompanhado pelo Catatroll (catador de lixo), e o Homem do Farolete vão ganhar vida pelas mãos dos pequenos.

Histórias
Criado pelos alunos da Escola Municipal Dona Lulu, o Homem do Farolete e a Rã surgiu da lenda do grameiro. Morador do Bairro Novo que vendia grama, ele espantava as rãs noturnas com o seu farolete e assustava a comunidade que não entendia o motivo da bagunça.

Já os alunos da Escola Municipal Wenceslau Braz se inspiraram nas histórias do Rio Belém para montar personagens. Como sofrem com o lixo jogado na corrente, um catador, salvador do rio, foi imaginado.

O aluno do quarto ano da Escola Wenceslau Brás, Laertes Herik, ajuda a construir o rio e participa da banda da escola que vai tocar. Com ansiedade, comentou o que espera com o trabalho.

“Quero ajudar a diminuir a poluição no bairro. Eu moro na frente do rio e muitas vezes minha casa já ficou alagada por conta disso”, contou.

Colega de turma de Laertes, Lavínia Gonçalves está fazendo um peixe da cor amarela que representa o sol e os olhos sujos observando a poluição do rio. Na sexta-feira pretende usar uma camiseta com a frase A Natureza é Incrível.

Processo
A construção é feita completamente pelas crianças. “Nós emprestamos toda a nossa tecnologia para que eles construam o que sonham, o que imaginam. As crianças constroem e a gente ajuda”, explica Alessandra Flores, coordenadora da oficina.

Primeiro as crianças pesquisam histórias do bairro, das pessoas que vivem ali, lendas e mitos da região, depois as histórias viram desenhos e neles são buscados os elementos para gerar a figura da personagem. A matéria-prima utilizada é o vime, muito comum na construção de móveis.

A comunidade também se envolve. Os plásticos são doados pela Associação dos Amigos dos Catadores de Papel e outros materiais por lojas locais de material de construção.

Depois de pronta, a estrutura recebe uma camada de papel de seda, cores, adereços e figurinos.

Continuidade
O projeto será levado a outras cinco escolas municipais. Ao fim, um grande cortejo, em março de 2020, no aniversário da cidade, celebrará o trabalho dos curitibinhas, embasados pelas tradições do município.

Serviço: Bonecos Gigantes

Regional Bairro Novo
Local: Escola Municipal Dona Lulu (Rua Milton Miramir Visinoni, 45 – Sítio Cercado)
9 a 19/9 – oficina com alunos (concepção, criação e montagem do boneco)