Notícias

31.03.2021 Benção dos Alimentos será por drive-thru nos memoriais polonês e ucraniano

A tradicional Benção dos Alimentos realizada pelas comunidades ucraniana e polonesa no Sábado de Aleluia será em sistema de drive-thru. Como no período de Páscoa do ano passado, quando já vigorava a situação de emergência sanitária decorrente da pandemia de covid-19, este ano as cerimônias terão que se adaptar ao protocolo de distanciamento social, conforme artigo 5º do Decreto Municipal 630/2021 e a resolução 221/2021 da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Os pontos de drive-thru ficarão no Memorial Ucraniano (Parque Tingui) e no Memorial Polonês (Bosque do Papa), neste sábado (3/4). Para a benção polonesa, os carros devem se posicionar do lado direito da R. Mateus Leme, logo após o Portal Polonês, das 16h às 17h30. Para a benção ucraniana, devem seguir pela Rua Dr Mba de Ferrante, em frente ao memorial, das 16h às 18h.

Pela tradição dos povos eslavos, são benzidos os alimentos que serão consumidos no domingo de Páscoa. As cestas contêm produtos como pães, salames e linguiças defumados, sal, manteiga e mel, além das pessanke – os ovos decorados pintados à mão. Eles representam a fé em Cristo e na abundância na oferta de alimentos.

De acordo com o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer, este evento religioso é uma antiga tradição destas etnias, ainda sempre cultivada pelas famílias descendentes dos imigrantes. Cada alimento colocado nas cestas possui um significado especial, e os preparativos se realizam durante toda a última semana da quaresma.

“Mesmo nestas épocas de pandemia é importante, com os devidos cuidados, haver a manutenção desta tradição e rito de fé, inclusive para elevar os ânimos da população, voltando-se para seu lado espiritual e revigorando esperanças de momentos melhores”, diz Carlos Hauer.

Benção dos Alimentos Drive-Thru

Data: 3 de abril de 2021

Poloneses: Lado direito da Rua Mateus Leme, logo após o Portal Polonês, das 16h às 17h30

Ucranianos: Rua Dr Mba de Ferrante, em frente ao Memorial da Imigração Ucraniana do Parque Tingui, das 16h às 18h