Notícias
15.05.2014Sérgio Albach conquista destaque internacional
O clarinetista Sérgio Albach, responsável desde 2002 pela direção artística da Orquestra À Base de Sopro – um dos grupos permanentes da Fundação Cultural de Curitiba –, continua colecionando sucessos em sua trajetória musical. Seu primeiro CD solo, “Clarineteando”, lançado em 2010, rompeu fronteiras e chegou a outros continentes.
A gravação, que obteve destaque em fevereiro passado, no respeitado blog Jazz Station, de Arnaldo DeSouteiro – pesquisador, produtor musical, jornalista, arranjador e percussionista brasileiro que vive nos Estados Unidos – (http://jazzstation-oblogdearnaldodesouteiros.blogspot.com.br/2014/02/cd_8595.html), agora está à venda em uma das principais lojas de CD do Japão, a Disk Union (http://diskunion.net/latin/ct/detail/1006210510).
Ocupando lugar privilegiado no cenário musical brasileiro, Sérgio Albach reuniu em “Clarineteando” composições que recebeu ao longo de sua carreira, principalmente do Clube do Choro de Curitiba. Gravado para homenagear os amigos compositores, o CD tem choros e outros ritmos brasileiros, escritos principalmente para o clarinete e clarone, na interpretação de Albach, com a participação do Trio de Ouro Catuaba Brasil, formado pelo bandolinista Daniel Migliavacca, o violinista Fabiano Silveira “O Tiziu” e a percussionista Cristina Loureiro.
Um dos produtos resultantes da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, “Clarineteando” teve o patrocínio da Volvo do Brasil e o apoio da Gramofone Cultural, onde o CD foi gravado. Confira as composições que integram o trabalho: Haja Fôlego, de Walter Scheibel; O Profeta do Choro, de Julião Boêmio; Serjão em Viena, de Luciano Lima; Baião Atleticano, de Cláudio Menandro; Albachiano, de João Egashira; Devassa, de Fabiano Silveira “o Tiziu”; Choro Inoportuno, de Vicente Ribeiro; Clarineteando, de Daniel Migliavacca, que dá nome ao CD; Estudo para Clarinete e Guitarra, de Luis Otávio Almeida; Segura o Sérgio, de Waltel Branco; Na Catêga, de Gabriel Schwartz; Choro pro Albach, de Mané Silveira; Varietal, de Luciano Lima; Chorandinho em 3 por 4, de Osiel Fonseca.
O clarinetista – Sérgio Albach graduou-se em 1989 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e, desde então, tem se demonstrado um versátil e requisitado instrumentista para a gravação de CDs, participação em concertos, espetáculos musicais e teatrais, arranjos e composições. Integrou como instrumentista importantes projetos musicais, como o Tom Brasil – no qual tocou com a Orquestra de Câmara de Curitiba ao lado de Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Paulo Moura, numa turnê por várias capitais nacionais. Como curador da Oficina de Música Popular Brasileira desde 2002, o músico tem realizado um trabalho que permite a troca de experiências entre estudantes e com profissionais da música brasileira. Dirigiu importantes produções musicais, entre elas “Uma Rosa Para Elizeth” e “Noël”.
Também é autor de trilhas sonoras para peças teatrais e espetáculos de dança e vídeo. Foi regente auxiliar do maestro Roberto Gnattali, na Orquestra do Conservatório de Música Popular Brasileira. Assumiu a direção artística da Orquestra À Base de Sopro em 2002, grupo da Fundação Cultural de Curitiba com o qual produziu o CD “Mestre Waltel” e excelentes espetáculos que levaram ao público a pesquisa e a valorização da música brasileira.
Como pesquisador do choro, criou os projetos “Choro no Sebo”, “No TUC tem Choro” e a “Roda de Choro do Conservatório de MPB”. Como clarinetista, o músico já soma mais de 50 participações em CDs paranaenses e nacionais e já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira reconhecidos internacionalmente, como Altamiro Carrilho, Joel Nascimento, Chico Mello, Itiberê Zwarg, Proveta, Roberto Sion, Léa Freire, Victor Santos, André Mehmari, entre outros.
Autor: Assessoria de Imprensa da FCC
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas