Notícias
04.09.2014Professora Abigail Silva lança novo livro sobre ensino de piano
Formar verdadeiros músicos e não apenas pianistas de grande técnica é o objetivo da professora e educadora Abigail Rodrigues Silva, que lança às 19h desta quinta-feira (4), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, o método musical “A Prática da Teoria”. Essa é a terceira obra da professora, que já publicou “Improvisação e Técnica” e “Repertório e Harmonia”, volumes que constituem o livro “Aprender Tocar e Criar ao Piano”. Com palestra e sessão de autógrafos, o evento também contará com recital de alunos de Abigail.
Um dos nomes mais importantes do ensino musical no Paraná, Abigail Silva integra, desde 2003, o corpo docente do Conservatório de MPB de Curitiba, evidenciando a excelência de ensino dessa instituição municipal. O trabalho de Abigail consiste em ensinar de modo criativo, quando o aluno compõe suas próprias músicas e exercita a técnica para a boa execução. “Se o aluno pode entender o conteúdo e a intenção da peça a ser trabalhada, irá vivenciá-la e poderá compor a sua música usando os mesmos elementos ou fazendo variações, transposição, mudança de estilo e arranjos”, enfatiza a professora.
Desenvolvido sob os princípios didáticos de Robert Pace, da Universidade Columbia (EUA), o método de Abigail Silva trabalha todo o conteúdo musical de cada peça, sem separação entre o erudito e o popular. Ao conhecimento teórico, harmônico, fraseológico e rítmico foi acrescentada a análise de época, de estilo e do compositor, além da pesquisa sobre diferentes obras.
Nascida em Birigui (SP), Abigail teve o incentivo do pai, o violinista Aristides Rodrigues da Silva, para optar pela carreira musical, formando-se professora de piano pelo Conservatório de Lins (SP), em 1954. No ano seguinte, em Santo Amaro (SP), fundou o Conservatório Musical de Santo Amaro, que permaneceu em atividade até 1978. Em 1974, formou-se em Educação Artística, com Especialização em Música, pela Faculdade Paulista de Música (SP). Entre 1973 e 1975, especializou-se em Didática do Ensino de Piano em Grupo, no Método Dr. Robert Pace, pela Universidade Columbia (EUA). Desde 1982 reside em Curitiba, onde fundou a Escola de Música “Professora Abigail”, difundindo o método que criou.
Com uma vida dedicada à música, Abigail acumula no currículo participações em encontros musicais e oficinas – entre elas a Oficina de Música de Curitiba –, ministrando palestras, cursos de capacitação e extensão. Aos 81 anos de idade, completados no último dia 27 de agosto, continua apaixonada pelo seu trabalho e ainda prepara cinco novos livros para transmitir ensinamentos. “É gratificante ver o instrumentista que toca com sentimento e coloca a alma na música”, diz a professora sobre seus alunos.
Serviço:
Lançamento do método musical “A Prática da Teoria”, da professora Abigail R. Silva, com sessão de autógrafos, palestra e recital de alunos.
Data e horário: dia 4 de setembro de 2014 (quinta-feira), às 19h.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro).
Entrada franca.
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
imprimir voltar- 30/04/2025 - Jovens lotam Solar do Barão para ouvir curitibanos que colaboraram com o filme vencedor do Oscar 30/
- 30/04/2025 - Casa Hoffmann abre inscrições para residência artística em dança e artes performáticas
- 30/04/2025 - Feriado tem clássicos, filmes nacionais e sessão infantil na Cinemateca de Curitiba
- 28/04/2025 - Aula de dança urbana no Teatro da Vila une técnica, inclusão e cidadania
- 25/04/2025 - Morre o maestro Roberto de Regina, referência da música barroca e fundador da Camerata Antiqua
- 23/04/2025 - Arte digital no Estúdio Riachuelo conecta diferentes gerações em Curitiba
- 22/04/2025 - Cinemateca de Curitiba completa 50 anos de preservação do audiovisual
- 22/04/2025 - Semana das Fernandas e clássicos em 35 mm marcam aniversário da Cinemateca de Curitiba
- 16/04/2025 - Confira o que assistir nos cinemas da Prefeitura de Curitiba no feriadão
- 16/04/2025 - Páscoa ucraniana em Curitiba mantém viva a arte das pêssankas